“O grupo tornou-se agora o motor do crescimento global, e seu músculo econômico é, por qualquer medida, mais forte do que o do antigo grupo hegemônico. Pode-se dizer que é o lançamento oficial da ordem mundial multilateral e o crepúsculo da hegemonia dos EUA”, acrescentou.
“Estruturas internacionais ocidentais usaram ferramentas ocultas, como o ISDS [mecanismo de solução de controvérsias entre investidores e Estados] e o sigilo tecnológico, para manter a exploração colonial em vigor e saquear os países mais vulneráveis. As novas estruturas institucionais propostas na declaração de Kazan devem contribuir para desmantelar esse arranjo injusto”, resume.
Destruindo um grande mito ocidental
“Eles têm 20 mil delegados em Kazan, têm todas essas outras atividades. Isso mostra que os russos levam isso muito a sério. E foi histórico”, observou Bond.
Diplomacia vs. desestabilização
“O diálogo é importante para evitar o caos que o Ocidente quer infligir à comunidade global apenas para permanecer no topo. É por meio do diálogo que a transição inevitável da antiga para a nova ordem mundial pode ser alcançada, sem destruir as preciosas vidas de várias comunidades”, concluiu o observador.
Fonte: sputniknewsbrasil