Guerra tarifária beneficia a produção brasileira?
“É certo que quando um país impõe tarifas sobre produtos de outro, é natural a busca por fornecedores alternativos. E o Brasil, por ser um grande produtor agrícola, torna-se mais competitivo nesse cenário”, explica.
Aumento na produção pode levar à escassez de água?
“O risco de escassez de água, por conta do aumento das exportações, existe, mas é relativamente limitado nas áreas tradicionais de cultivo de soja. O que pode ocorrer é a pressão sobre recursos hídricos locais onde há expansão da fronteira agrícola, por exemplo, em áreas do Matopiba [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia], que podem enfrentar problemas ambientais, inclusive com competição por água entre agricultura, comunidades locais e biodiversidade.”
Aumento das exportações pode tornar os alimentos mais caros no Brasil?
“Vivemos um ‘antiboom’ populacional, pois a tendência é de estabilização e redução populacional em médio prazo, mas a curva de aumento da produção agrícola segue exponencial pelo avanço da tecnologia de produção e de aumento de áreas cultiváveis. Até quando haverá demanda para essa enorme produção se a população tende a reduzir em um futuro não muito distante?”, questiona o analista.
Fonte: sputniknewsbrasil