“Os Estados Unidos dominam a maioria das soluções em softwares, em componentes, em data centers, utilizadas no Brasil e no mundo. Então, o que eles estão fazendo é disputar esse mercado. Não existe uma preocupação ética dos EUA em relação ao uso de sistemas de vigilância. Existe uma disputa de mercado.”
🇺🇸🗣📱 ‘Não existe uma preocupação ética dos EUA em relação ao uso de sistemas de vigilância’, diz especialista
Em entrevista à Sputnik Brasil, a pesquisadora Marianna Braghini explica que a disputa entre EUA e China na área de vigilância não é ideológica, mas de mercado.… pic.twitter.com/mWPkCM4CXC
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) September 2, 2025
“Não está claro para os cidadãos quais informações estão sendo obtidas, em que etapas as empresas vão ter acesso a esses dados. […] E isso pode ser usado contra você. Veja aí como tem sido o processo de visto para os Estados Unidos, em que você tem uma série de dados pessoais sendo acessados, conteúdos que você interage ou que você posta nas redes sociais podem impedir ou liberar a sua entrada nos EUA.”
IA na segurança pública é virada de chave para o Brasil?
“São sistemas caros, e existe uma escolha sendo feita aqui. Quando um governo escolhe investir milhões de reais em um projeto de arquitetura de vigilância em massa de uma população, ele está deixando outras soluções de lado. E o que você tem é dinheiro público do contribuinte brasileiro injetado em um ecossistema dominado por Estados Unidos e China.”
“Soberania nacional não é só sobre desenvolver as próprias tecnologias ou sobre a capacidade industrial e técnica de criar as tecnologias. A soberania nacional é sobre ter os próprios espaços e decisões. É sobre uma população ter um espaço necessário para poder deliberar sobre os próprios problemas e pensar soluções nacionais, em vez de ficar importando modelos enlatados.”
“Elas podem ser usadas para investigações policiais, para encontrar pessoas desaparecidas. E é exatamente porque ela tem potencial positivo para a segurança e massivo de violação de direitos que essas tecnologias têm que estar sob controle democrático. Essas estruturas têm que ser transparentes.”
Produtos chineses são melhores, afirma especialista
“Quando o vendedor sabe que não tem mais o melhor preço, que não tem mais uma sólida vantagem tecnológica que te garanta ganhar os grandes negócios, busca remover os seus concorrentes de qualquer disputa. É, desde sempre, uma estratégia comercial válida e tradicional.”
“Agora, é interessante que o mais forte argumento sendo usado contra os produtos — melhores e mais baratos — que vêm da China sejam os de segurança de informação. Sabe-se que os Estados Unidos e alguns países europeus já abusaram desses sistemas, dessas redes, para produzir inteligência sobre outros países para o seu próprio uso.”
“Não é possível ter inteligência sem dispor de um grande e onipresente sistema de monitoramento dos espaços públicos […], especialmente em países como o Brasil, onde existem núcleos, áreas, tanto nas grandes cidades quanto nos grotões amazônicos, que já estão absolutamente fora do controle do Estado, que passaram para as mãos de milícias, de traficantes.”
Fonte: sputniknewsbrasil