Por que Lula fez da agenda climática uma prioridade do Brasil?
“Como desdobramento, abre-se uma janela de oportunidade que o governo Lula ambiciona aproveitar para ser reconhecido como um dos principais protagonistas no tema no cenário internacional atual. Dessa forma, o Brasil pode se posicionar como uma liderança global em questões ambientais, aumentando sua influência nas negociações internacionais”, afirma.
“O Brasil tem condições de liderar [o debate], inclusive por conta de energia limpa, da geração de energia limpa e outros pontos que o Brasil vem avançando muito. Empresas que investem em carros elétricos estão chegando aqui no Brasil com novas tecnologias, acho isso muito importante. A questão até dos combustíveis biodiesel e tudo mais, o etanol também, isso é importante para o Brasil liderar”, afirma.
Trump pode minar as intenções do Brasil?
“Vamos aguardar. […] é só a partir de janeiro [quando Trump toma posse] que nós saberemos com as primeiras medidas de Trump. Mas, no primeiro momento, eu acho que ele vai continuar a favorecer os meios de produção mais poluentes.”
“Dessa forma, embora o distanciamento dos EUA possa apresentar desafios, o Brasil possui os recursos e a capacidade para manter um papel importante em relação às questões climáticas. A chave será o comprometimento contínuo com a sustentabilidade, a conservação e a colaboração internacional”, ressalta.
Como o BRICS pode auxiliar o Brasil na busca pela liderança no tema?
Fonte: sputniknewsbrasil