AMM retoma visitas técnicas a municípios para orientar sobre implantação do Susaf


Crédito: Divulgação

O município de Nossa Senhora do Livramento está recebendo esta semana a equipe do Núcleo de Implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte – Susaf.  A visita técnica, que teve início nesta segunda-feira (16), marca a retomada das viagens aos municípios da Baixada Cuiabana para orientar sobre os procedimentos necessários à implantação do sistema.

A programação teve início com uma reunião no Sindicato Rural que contou com a presença do prefeito Silmar de Souza, do vice-prefeito Thiago Almeida, da presidente da Câmara Municipal, Leila Mello, de secretários municipais e vereadores. Representantes de entidades governamentais, sindicatos, associações, produtores, entre outros, também prestigiaram o evento.

O Núcleo para a implantação do Susaf foi criado no ano passado por meio de uma parceria entre a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e a Assembleia Legislativa, que celebraram um convênio, viabilizado com o apoio do presidente do Parlamento, Eduardo Botelho, e da Mesa Diretora com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar regional.

Em 2022, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Campo Verde e Chapada dos Guimarães receberam a equipe multidisciplinar, formada por advogado, médicos veterinários, nutricionista e técnico em edificações. Nas próximas semanas, os profissionais  estarão em Nobres e Várzea Grande.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destacou que a iniciativa visa garantir apoio para que os produtores rurais desenvolvam suas atividades com mais respaldo técnico, atendendo as normas estabelecidas pela legislação. “Conhecemos bem as dificuldades dos pequenos produtores, que enfrentam constantes desafios para manter os seus empreendimentos. Com o trabalho desenvolvido pelo Núcleo pretendemos contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar, que  fomenta a economia regional e contribui com a geração de emprego e renda nos municípios”, frisou, assinalando que a expectativa é de que ainda este ano o Susaf esteja implantado em todos os municípios da Baixada Cuiabana.

As visitas técnicas têm o objetivo de fazer um diagnóstico das legislações e das metodologias utilizadas para registro de produtos da agricultura familiar de origem animal e vegetal. Estão sendo realizadas reuniões com equipes de secretários das prefeituras e com vereadores para conhecer a legislação e a metodologia adotada pelo município para auxiliar o agricultor familiar. Na sequência a equipe técnica visita propriedades rurais que possuem o serviço de inspeção municipal ou que já estão aptas, de acordo  com a verificação dos técnicos locais, para aderir ao serviço.

A gerente do Núcleo para implantação do Susaf, arquiteta Nathacha de Carvalho, explicou que durante a visita in loco, os produtores recebem acompanhamento e orientação da equipe técnica. “Neste primeiro momento conhecemos as carências locais. A etapa seguinte será para auxiliar na adequação de leis, na elaboração de uma rotina de trabalho, pois muitos empreendimentos não têm conhecimento sobre os requisitos sanitários necessários para manter a atividade. A orientação será para a equipe técnica do município e para os produtores rurais”, esclareceu.

O lançamento dos trabalhos de orientação sobre o Susaf foi realizado em outubro passado, durante reunião na AMM, com a participação de representantes da Assembleia Legislativa, do Governo do Estado, gestores municipais e pequenos produtores da região.

Fonte: amm

Anteriores Pentágono pretende firmar contrato de assistência técnica para sistemas Patriot na Ucrânia
Próxima F1: Vettel nunca esteve no mesmo nível que Hamilton, diz Windsor