AMM percorre municípios para orientar sobre implantação do Susaf


Crédito: Divulgação AMM

A equipe do Núcleo de Implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte – Susaf iniciou as visitas técnicas aos municípios da Baixada Cuiabana para orientar sobre os procedimentos necessários para a implantação do sistema. Dos 14 municípios da região, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Campo Verde já receberam a equipe multidisciplinar, formada por advogado, médicos veterinários, nutricionista e técnico em edificações.

O Núcleo foi criado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com a Assembleia Legislativa, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar local, por meio da possibilidade de ampliação de venda de produtos de origem animal e vegetal.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destacou a importância da iniciativa para fomentar a economia regional e contribuir com a geração de emprego e renda nos municípios. “As visitas técnicas tiveram início em novembro e temos a expectativa de que no próximo ano o Susaf esteja implantado em todos os municípios da Baixada Cuiabana. Estamos nos concentrando nesse trabalho, considerando a repercussão desse projeto na vida de dezenas de famílias”, assinalou, explicando que o sistema garante a equivalência dos Serviços de Inspeções Municipais para a comercialização de produtos de origem animal da agricultura familiar e de pequeno porte em todo território estadual.

A gerente do Núcleo para implantação do Susaf, arquiteta Nathacha de Carvalho, explicou que nessa primeira etapa do trabalho, o objetivo é fazer um diagnóstico das legislações e das metodologias utilizadas pelos municípios para registro de produtos da agricultura familiar de origem animal e vegetal. Estão sendo realizadas reuniões com equipes de secretários das prefeituras e com vereadores para conhecer a legislação e a metodologia adotada pelo município para auxiliar o agricultor familiar. Na sequência a equipe técnica visita propriedades rurais que possuem o serviço de inspeção municipal ou que já estão aptas, de acordo  com a verificação dos técnicos locais, para aderir ao serviço.

Durante a visita in loco, os produtores recebem acompanhamento e orientação da equipe técnica. “Neste primeiro momento conhecemos as carências locais. A etapa seguinte será para auxiliar na adequação de leis, na elaboração de uma rotina de trabalho, pois muitos empreendimentos não têm conhecimento sobre os requisitos sanitários necessários para manter a atividade. A orientação será para a equipe técnica do município e para os produtores rurais”, esclareceu Nathacha.

Na próxima semana, o grupo estará em Chapada dos Guimarães e a partir da primeira quinzena de janeiro as visitas técnicas serão retomadas para concluir a orientação aos demais municípios da região.

O lançamento dos trabalhos de orientação sobre o Susaf foi realizado em outubro passado, durante reunião na AMM, com a participação de representantes da Assembleia Legislativa, do Governo do Estado, gestores municipais e pequenos produtores da região.

Fonte: amm

Anteriores Rússia não enlouqueceu para usar arma nuclear de forma imprudente, diz Putin
Próxima Seção estratégica do gasoduto da Rússia para a China está quase concluída