AMM Itinerante leva capacitação para prefeitos e técnicos municipais da região Norte


Crédito: Divulgação

Neste segundo dia do programa AMM Itinerante, que reúne municípios da região Norte, gestores e equipes receberam orientações sobre variados temas em salas técnicas que contaram com a participação de representantes da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e instituições parceiras. O evento, realizado em Matupá, a cerca de 700 quilômetros da capital, foi  idealizado pela diretoria da associação para descentralizar serviços e debater demandas regionais in loco.

Os atendimentos foram feitos em nove salas e abordaram temas inerentes à gestão pública, como finanças, contabilidade, convênios, trânsito, agricultura familiar, assistência social, entre outros.

Whats-App-Image-2024-06-26-at-09-35-22

O prefeito de Nova Santa Helena e presidente do Consórcio Portal da Amazônia, Paulinho Bortolini, que levou cerca de 30 servidores da prefeitura para os atendimentos, destacou a importância das orientações. “Trouxemos toda a nossa equipe para participar das salas técnicas e levar muito conhecimento para aplicar no município. Essa iniciativa de descentralizar as ações da AMM gera economia para os cofres públicos, considerando que evita deslocamentos a longa distância e possibilita maior participação de gestores, secretários e técnicos das prefeituras”, frisou.

O Departamento Estadual de Trânsito, um dos órgãos estaduais parceiros, esclareceu os participantes sobre os procedimentos para a municipalização do trânsito, entre outros assuntos que repercutem nas gestões locais. “Estamos aqui também para orientar sobre os serviços relacionados a veículos, habilitação, fiscalização, educação no trânsito, CNH social, entre outros”, explicou  a diretora de Fiscalização e Educação para o trânsito do Detran/MT, Adriana Carnevale.

Técnicos da AMM dos setores jurídico, apoio aos municípios, Núcleo Susaf, assessoria contábil, além da Central de Projetos, também se reuniram com as equipes das prefeituras. “O setor de apoio orientou sobre a captação de recursos estaduais e federais, emendas impositivas, individuais, de bancada, entre outros assuntos. Esclarecemos também os gestores e técnicos sobre prazos e restrições estabelecidas pelo período eleitoral, que sempre gera muitas dúvidas nas equipes das prefeituras”, explicou a técnica do setor de Apoio aos Municípios da AMM, Hellen Marques Santiago.  

Whats-App-Image-2024-06-26-at-09-52-22

A gerente do Núcleo de Apoio aos Municípios, Nathacha de Carvalho, destacou que a equipe orientou sobre vários assuntos, como processos de chamada pública, esclarecendo sobre a documentação necessária para participação, além dos métodos de inspeção de produtos de origem animal e vegetal. “Falamos também sobre o índice de agricultura familiar que passou por mudanças. Esse ano os municípios vão ser analisados pela compra  da merenda escolar e pela cobertura de assistência técnica aos agricultores familiares”, explicou.

Os participantes destacaram a importância das informações repassadas. “A vinda dos técnicos foi importante para esclarecer dúvidas e contribuir  para o desenvolvimento do município. Todo esse conhecimento é de grande valia para a gestão”, disse a secretária de Planejamento de Marcelândia, Gislaine Prudenciano, que se inteirou sobre temas relacionados à contabilidade, finanças e convênios.  

“A AMM Itinerante está somando muito com a nossa região. Hoje trouxemos as servidoras da prefeitura para a capacitação com o Coegemas onde pudemos esclarecer diversas  dúvidas e esse novo conhecimento vai auxiliar muito na execução do nosso trabalho”, destacou a secretária de Assistência Social de Peixoto de Azevedo, Marisete Teresinha Alberti de Souza.

Whats-App-Image-2024-06-26-at-09-10-11

Instituições parceiras – Além de técnicos da AMM, os participantes também foram atendidos por representantes das secretarias de estado de Agricultura Familiar (Seaf), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec),  Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural – Empaer,  Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM), Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Mato Grosso (Coegemas-MT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat),  Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), entre outros.

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas – Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá – Mato Grosso – CEP 78049-938

Fonte: amm

Anteriores Comidas típicas, apresentação musical, dança e muita diversão. Vem aí o Arraial da Assembleia Legislativa!
Próxima Mídia: Julian Assange deve ser liberado em acordo judicial com os EUA