AMM celebra 40 anos de conquistas para os municípios


Crédito: Divulgação AMM

A trajetória histórica, o suporte técnico às prefeituras e as conquistas municipalistas foram destacados pelas autoridades participantes da solenidade de comemoração dos 40 anos da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), celebrados nesta quinta-feira (4). O evento contou com a participação de prefeitos, deputados, representantes de instituições, colaboradores, entre outros. Considerada uma referência na luta pelo fortalecimento do municipalismo e pela autonomia dos entes municipais, a AMM se fortaleceu e se consolidou por sua representatividade e pela trajetória de lutas e vitórias.

O presidente da AMM,  Neurilan Fraga, destacou que a Associação é considerada uma referência para o movimento municipalista, considerando a ampla atuação técnica e institucional. “Além de liderar a luta pelo atendimento de demandas dos municípios junto ao governo federal e Congresso Nacional, a AMM disponibiliza prestação de serviços em várias áreas, o que é considerado um diferencial no atendimento aos prefeitos e equipes”, assinalou.

Fraga ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos ex-presidentes, que se dedicaram para construir uma instituição forte e representativa. “Os ex-dirigentes desta Casa merecem todo o nosso reconhecimento pelo trabalho e compromisso para que a AMM chegasse a ser uma referência para o municipalismo brasileiro”.

O deputado Júlio Campos, que era o governador na época da fundação da AMM e doou o terreno para a construção da sede atual, também destacou a importância da instituição para defender e garantir a autonomia financeira dos municípios. “A AMM é uma das mais fortes entidades representativas. Parabenizo a instituição pelos 40 anos, saúdo os servidores e me congratulo com a diretoria e todos os prefeitos”, assinalou, destacando o seu perfil municipalista e comprometido com a defesa dos municípios.

Os prefeitos também ressaltaram a atuação, liderança e apoio da Associação. “Estou no quarto mandato como prefeito e, como presidente da Associação dos Municípios do Araguaia, posso afirmar que a AMA seria inviável se não contasse com  a parceria da AMM”, assinalou o prefeito de Querência, Fernando Gorgen.

“A AMM é um suporte importante para os municípios. Apoio sempre a instituição, que chega aos 40 anos forte e com relevante atuação”, declarou o prefeito de Sinop, Roberto Dorner.

“Sou prefeito de terceiro mandato e desde 2002 faço parte desta Casa. Neste dia especial, parabenizo a AMM pelo aniversário e destaco a atuação do ex-governador Júlio Campos e do presidente Neurilan para o fortalecimento da Associação”, frisou o prefeito de Rondolândia, José Guedes de Souza.

A solenidade também contou com a presença da presidente da Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM), Scheila Pedroso, que destacou o apoio da AMM para o desenvolvimento dos trabalhos na área social. “A APDM tem sido fortalecida pela gestão do presidente Neurilan. Servimos as primeiras-damas e gestores sociais com o apoio da Associação, que está sempre atenta às necessidades dos municípios”, destacou.

A funcionária da AMM, Lisibete Marques Santiago, que representou os colaboradores na solenidade, agradeceu por integrar a equipe e acompanhar há mais de 30 anos a evolução e as conquistas da entidade. “Sou muito grata por estar aqui para comemorar os 40 anos da Associação, que começou em uma pequena sala no edifício Milão, em Cuiabá, e hoje é uma referência nacional para o municipalismo brasileiro”, pontuou.

O evento contou também com a apresentação da banda da Polícia Militar, com a bênção do padre Tony Moreira, lançamento do portfólio sobre a Associação, além da participação da equipe do Hemocentro, que estará com o ônibus na sede da AMM até esta sexta-feira (5) para a doação de sangue.

Programação – A programação terá continuidade neste sábado (6) com uma ação beneficente no bairro Pedra 90, em Cuiabá. A iniciativa será coordenada pela Força do Amor Voluntário (Favo), criada pela AMM para fomentar a integração e participação dos funcionários em campanhas de cunho social. No dia 8 de maio, haverá uma programação com os funcionários, no encontro semanal de segunda-feira, realizado no auditório da instituição. O encerramento das atividades será no dia 30 de maio, em evento conjunto realizado com o Tribunal de Contas, com a participação de prefeitos e autoridades.  Na ocasião, será realizada uma solenidade de homenagens e Outorga da Ordem do Mérito Municipalista a personalidades históricas do movimento municipalista mato-grossense.

Histórico – Fundada em 4 de maio de 1983, a AMM surgiu da necessidade de se criar no estado uma entidade que congregasse os municípios e representasse o poder público municipal junto às demais esferas de governo. O primeiro presidente foi o ex-prefeito de Cuiabá, Anildo Lima Barros (1983/1985), seguido por: Darcy Capistrano de Oliveira (1985/1987), de Diamantino; Fausto de Souza Faria (1987/1989), de Rondonópolis; Evaldo Jorge Leite (1989/1991), de Colíder; João Batista Rodrigues Alves (1991/1992), de Barão de Melgaço; Aparecido Briante (1992/1993), de São José do Rio Claro; Hélio Antunes Brandão Filho (1993/1995), de Jangada; Vilceu Marchetti (1995/1997), de Primavera do Leste; Jair Benedetti (1997/1999), de Comodoro; Érico Piana Pinto Pereira (1999/2000 – 2001/2002), de Primavera do Leste; Ezequiel Ângelo Fonseca (2003/2004), de Reserva do Cabaçal; José Aparecido dos Santos (2005/2006), de Nova Marilândia – Reeleito para o biênio (2007/2008); Pedro Ferreira de Souza (2009/2010), de Jauru; Meraldo Figueiredo Sá (2011/2012), de Acorizal; Valdecir Luiz Colle (2013/2014), de Juscimeira. Neurilan Fraga (2015/2016), de Nortelândia, reeleito para os biênios 2017/2018, 2019/2020 e para o triênio 2021/2023.

 

 

Fonte: amm

Anteriores Avallone destaca promulgação da PEC dos Contabilistas que aperfeiçoa a gestão pública
Próxima Mato Grosso é destaque na imprensa nacional