AMM apresenta à Assembleia resultados da implantação do Susaf na Baixada Cuiabana


Crédito: Vicente de Souza

Para apresentar o andamento da implantação  do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf) nos municípios da Baixada Cuiabana, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, recebeu deputados estaduais para uma reunião nesta segunda-feira (13). A Assembleia Legislativa é parceria da Associação na iniciativa, que vai possibilitar que os pequenos produtores comercializem produtos semielaborados ou industrializados em qualquer município do estado.  Prefeitos e representantes do governo do estado também participaram do encontro, realizado na sede da instituição.  

O Susaf é o sistema que garante a equivalência dos Serviços de Inspeções Municipais, por município ou por meio de consórcio intermunicipal de desenvolvimento, para a comercialização de produtos de origem animal da agricultura familiar e de pequeno porte em todo o território estadual.

O trabalho está sendo viabilizado por meio de um convênio assinado entre a AMM e a ALMT que possibilitou a criação do Núcleo de Apoio à Implantação do Susaf. A equipe é composta por vários profissionais que estão percorrendo os municípios da Baixada para visitas técnicas com o objetivo de orientar sobre os procedimentos necessários para a implantação do sistema. O grupo é constituído por veterinários, nutricionistas, sanitaristas, engenheiro civil e advogado.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, assinalou que os municípios visitados já começam a colher resultados e a implementar as práticas recomendadas. “Dos 14 municípios da Baixada, seis já receberam a nossa equipe, que se reúne com as lideranças locais e com os produtores para orientação sobre os procedimentos técnicos a serem adotados na atividade desenvolvida. A intenção é que o projeto piloto implantado na região seja estendido  aos demais municípios, por meio da atuação do governo do estado. Defendemos o fortalecimento da agricultura familiar porque ela está presente em 100% das cidades de Mato Grosso”, assinalou, informando que 48 produtores já receberam orientação técnica para regulamentar as suas atividades.

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, ressaltou que o trabalho conjunto é a saída para romper as barreiras que dificultam o desenvolvimento dos pequenos empreendedores. “Temos procurado facilitar a vida dos pequenos e não tem sido fácil. A Assembleia está pronta para trabalhar com a AMM, Secretaria de Agricultura Familiar e Empaer para garantir assistência aos pequenos municípios”, assinalou,

O deputado estadual Gilberto Cattani também destacou a importância de fortalecer a agricultura familiar. “É necessário que a agricultura de pequeno porte possa se industrializar. Temos uma legislação que é a mesma para os grandes e pequenos e isso está errado. Precisamos criar uma legislação em Mato Grosso em que o pequeno produtor também possa ter o direito de comercializar o seu produto”, frisou.

A secretária de estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, reconheceu a importância do projeto desenvolvido pela AMM, Assembleia Legislativa e sugeriu  um trabalho em parceria com os consórcios intermunicipais para desenvolver a agricultura familiar. “O estado pode entrar como parceiro e vamos precisar da AMM junto com os consórcios para que possamos avançar”, assinalou.

Também participaram da reunião os deputados Paulo Araújo e Júlio Campos, os prefeitos de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner de Mello, de Nossa Senhora do Livramento, Silmar de Souza, o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Renaldo Loffi, a gerente do Núcleo de Apoio aos Municípios, Nathacha de Carvalho, entre outros.

Fonte: amm

Anteriores China começa construção do parque eólico com as maiores turbinas do mundo
Próxima McLaren mantém laranja e mostra MCL60 para temporada 2023 da Fórmula 1