A Polícia Militar de Diamantino, por meio da 9ª Companhia Independente do município e em parceria com a Prefeitura de Diamantino, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciaram hoje (06.10), as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) na Escola Municipal Castro Alves, na área rural da Caeté.
Durante dois meses e meio 77 crianças, do 1º ao 4º ano, também aprenderão sobre noções de cidadania, técnicas para resistir a pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas, segurança no trânsito, prevenção ao bullying, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneiras de lidar com o estresse, além da promoção da autoestima, empatia, escuta, comunicação eficaz e valorização da vida.
O 1º Tenente da Polícia Militar que é instrutor do Proerd, Reginaldo Angelo, comentou sobre o preparo necessário para ministrar as atividades junto às crianças.
“Desenvolvemos um ensino-aprendizagem focado no socioemocional, onde aplicamos com as crianças competências fundamentais para a construção de uma personalidade justa e com criação de relacionamentos saudáveis. É uma honra poder trabalhar junto a comunidade e ressalto que a ação só é efetiva quando apoiada pelos pais, responsáveis e professores.”
Representando o Prefeito, Edvaldo Carnaúba que é secretário municipal de Administração, comentou sobre a importância de levar as ações do proerd para as áreas rurais do município.
“Tenho certeza que trabalhar os ensinamentos do Proerd durante o letramento e alfabetização dos nossos alunos será de grande retorno para a formação cidadã das nossas crianças. Assim como a polícia, também temos o olhar voltado para a integração de temas importantes para os alunos das áreas rurais.”
O titular da pasta de Educação, Rodrigo Rocha, falou da importância de valorizar os pilares da Polícia Militar como disciplina e boa conduta, além de agradecer a parceria com a 9ª Companhia Independente de Diamantino.
“Devemos entender que a parceria com a PM de Diamantino é para além da segurança pública, é necessário aprender com quem cuida das pessoas e trazer para dentro da escola valores e ensinamentos fundamentais como o Proerd. Estamos valorizando quem dá a vida para garantir a nossa segurança, agradeço por esse grande projeto.”
A diretora da Castro Alves, Alice Almeida, agradeceu a inserção da escola no projeto. “Nós agradecemos por todo o cuidado em colocar a Castro Alves também como um dos protagonistas do projeto. A escola abraça a causa e quem ganha são as crianças.”
Também estiveram presentes a secretária de Cultura e Turismo, Raquel Pinho; a assessora pedagógica de Ensino Fundamental de Diamantino, Rosângela Ferreira de Souza; a assessora de projetos, Carla Rossi e a assessora pedagógica do campo, Ana Rose Borges.
Fonte: diamantino.mt.gov.br