Alunos da escola do campo participam de oficinas de empreendedorismo rural em Diamantino


A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira, na área rural da Bojuí, oficinas do Programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”. A ação aconteceu em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) na quinta-feira (29.06).

O programa foi desenvolvido com alunos do 1º ao 5º, e ao decorrer do semestre, os estudantes foram ensinados e estimulados a empreender, como foi o caso da comercialização de mudas de plantas cultivadas pelos alunos com os familiares. 

Outro projeto trabalhado dentro do programa foi o reaproveitamento de materiais para criação de brinquedos ecológicos feitos pelos estudantes. A gastronomia também estava presente com a turma do 5º ano que fizeram, juntamente com os pais, bolos, salgados para comercializarem na oficina. 

A gestora do Sebrae e responsável pelo acompanhamento do Programa na escola, Viviane Pozzolo, falou sobre o objetivo e importância de empreender. 

“O nosso objetivo é estimular o comportamento empreendedor dos pequenos e também dos professores que fazem todo o desenvolvimento do projeto em sala. É trabalhado a gestão financeira, estímulo à criatividade, desenvolvimento de produtos, entre outros pontos para ser um empreendedor.”

A secretária Municipal de Educação, Rose Carris, comentou sobre a oportunidade que as crianças têm ao serem colocados em contato com o empreendedorismo, assunto integrado ao conteúdo regular da escola. 

“As crianças desenvolveram atividades maravilhosas ao decorrer do semestre, e com esse programa, elas puderam aprender a elaborar um produto e já comercializá-lo, dessa forma, foi despertado o senso de empreendedorismo de cada um.”

A aluna do 1º ano, Sofia Vitória Nonato, de 7 anos, contou sobre a erva aromática que plantou para poder vender na oficina. “Eu plantei com minha mãe uma plantinha de folha verde (hortelã), eu molhei, coloquei esterco e ela cresceu e hoje eu trouxe para vender.”

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Ouvidoria da Câmara registra 113 manifestações em junho; Zap Câmara foi o principal meio de acesso
Próxima ALMT homenageia oficiais da Policia Militar que atuaram na operação Canguçu