Alunas do Qualifica Mulher colocam em prática as técnicas aprendidas nos cursos


d9b22ccdc871e36f8767a674b705bf30

Em menos de uma semana do início das atividades ofertadas nesta 2ª Edição do programa Qualifica Mulher, as alunas já estão aplicando na prática o que está sendo aprendido na teoria desde a última segunda-feira (19). Os cursos estão sendo ministrados nas unidades socioassistenciais do município, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Convivência de Idosos (CCI) e Centro de Referência Especializado voltado à população em situação de rua (Centro Pop). Até o momento já foram contabilizadas 500 inscrições.

A ação é promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Um diferencial desta 2ª Edição, está sendo a qualificação profissional voltada para a população em situação de rua. No Centro Pop está tendo o curso de Manicure e Pedicure, onde a aceitação do público feminino foi bem satisfatória.

Os cursos de produção de bolos são ministrados na unidade de Cras do bairro Jardim Araçá, nos CCI Padre Firmo, Aidêe Pereira e Maria Ignês e na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac. Nos Cras Jardim Araçá está sendo ofertado também, o curso de produção de pães. Além da área alimentícia, cursos voltados para a beleza e saúde também estão sendo executados, como o de design de sobrancelhas, no Cras Jardim Araçá.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira informa que, em algumas unidades, como nos Cras Pedregal e Osmar Cabral, ainda existem vagas para os cursos de produção de pães e técnicas de depilação. “Os interessados devem procurar a unidade mais próxima para fazer a inscrição. São apenas 20 vagas por turma. Os demais inscritos ficarão no cadastro reserva, caso haja algum tipo de desistência”, explicou Hellen Ferreira.

Os documentos exigidos são RG e CPF, comprovante de endereço atualizado, cartão do Número de Identificação Social (NIS). Em alguns casos, se for maior de 16 anos, dependendo da área escolhida, deve apresentar o nível de escolaridade.

O convênio faz parte do Programa Qualifica Cuiabá que já certificou mais de 6,5 mil pessoas para o mercado de trabalho desde 2018. A assinatura do termo de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac foi realizada no final do mês de julho, na oferta de 1,2 mil vagas. Só em 2022, o Qualifica chegará a 4 mil vagas.

“O Qualifica é importante para a política social de Cuiabá, pois oportuniza a qualificação profissional e consequentemente o ingresso ao mercado de trabalho. Mesmo que de forma independente ou autônoma, elas estarão aptas ao trabalho e assim trazer mais renda para as suas famílias. Claro que são extremamente importantes os benefícios e o suporte social àquelas famílias em extrema vulnerabilidade social, entretanto dar condições para a saída dessa dependência é uma das missões da gestão Emanuel Pinheiro”, finalizou a secretária.

Referência

O Qualifica Cuiabá é uma das principais políticas sociais da atual administração e tem se tornado referência nacional com premiações de expressão e case para outras esferas públicas, como o Governo Federal que lançou o ‘Qualifica Mulher’, espelhado na versão cuiabana, e irá atender 24 mil mulheres em 13 dos 26 estados brasileiros.

 

 

 

Anteriores Reino Unido muda o tom para ‘manter diálogo aberto’ com China depois de posse de Truss
Próxima Polícia Federal combate a fraudes previdenciárias