Aluna de Diamantino vence etapa estadual de projeto sobre Combate ao Trabalho Infantil e recebe prêmio do Ministério Público do Trabalho


Representando o município de Diamantino, a aluna da Escola Municipal de Tempo Integral Brás Maimoni, Alice Coutinho, recebeu nesta quarta-feira (04.10) na sede da Procuradoria Regional do Trabalho em Mato Grosso, o prêmio estadual do “MPT na Escola 2023”, nas categorias desenho e conto. Com apenas 11 anos, é a segunda vez da estudante na premiação, que já acumula três troféus recebidos.

O projeto “Ministério Público do Trabalho na Escola 2022” atua com o propósito de incluir na proposta pedagógica e no currículo das escolas municipais do ensino fundamental assuntos relativos aos direitos e deveres das crianças e adolescentes, a fim de promover para a comunidade escolar a reflexão sobre importância da proteção e do cuidado com o menor. A erradicação do trabalho infantil no Brasil é uma das metas institucionais do MPT.

O procurador do Trabalho, Dr. André Canuto, que também é coordenador regional da Coordinfância, comentou sobre a atuação do Ministério Público do Trabalho nas ações de prevenção e combate ao trabalho infantil em Mato Grosso.

“A erradição do trabalho infantil é complexa, por isso atuamos em várias frentes com ações coordenadas que envolvem atuação conjunta de diversos órgãos. Nas escolas, trabalhamos desde cedo a conscientização, que diz respeito à formação cidadã de crianças e adolescentes, principalmente no reconhecimento de seus direitos e deveres.” 

O procurador ainda parabenizou a atuação e o acolhimento da cidade com o MPT na Escola. “Diamantino é sempre muito bem-vindo ao projeto, é um município que já participa da ação a alguns anos e tem também seu histórico de vencedores, crianças e professores.”

A jovem representante diamantinense, Alice Coutinho, compartilhou como está sendo a experiência de conquistar os dois segundo lugares nas categorias que participou.

“Eu desenhei o Gabriel, que tinha que realizar vários tipos de trabalho e o seu sonho era poder ir à escola. Eu aprendi que o trabalho infantil é errado, lugar de criança não é sofrendo ou trabalhando, lugar de criança é feliz na infância.”

O evento também contou com a apresentação dos alunos do 4º e 5º da Banda Musical Municipal Escola Ana Tereza Arcos Krause.

Titular da pasta da educação, Rodrigo Rocha, falou da emoção em ver as obras da aluna serem premiadas a nível estadual e destacou o compromisso da gestão em debater o tema com as crianças e adolescentes de Diamantino.

“É uma alegria muito grande poder prestigiar essa conquista da aluna Alice. Por meio das ações plantamos as sementes do interesse pelo tema. Vamos continuar fomentando a participação das nossas crianças diamantinenses e ano que vem esperamos trazer mais sonhadores.”

A cerimônia contou com a presença do vice-procurador chefe do MPT-MT, Dr. Bruno Choairy, da assessora pedagógica de Ensino Fundamental de Diamantino, Rosângela Ferreira de Souza, da coordenadora da Escola Brás Maimoni, Rosângela Scandaroli Conci e da professora Edith Vieira Vanni Penhavel Marmos.
 

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Polícia Civil prende seis envolvidos em sequestro e tortura de adolescente em Lucas do Rio Verde
Próxima Liminar da Justiça do Trabalho desbloqueia passaporte de devedor trabalhista