A confusão contratual que envolveu, o atual campeão da Fórmula 2, Oscar Piatsri, e as equipes de F1, Alpine e McLaren, foi um assunto muito comentado no paddock da F1 e na imprensa, nas últimas semanas.
O Comitê de Reconhecimento de Contratos da Fórmula 1, já emitiu seu parecer favorável à McLaren, que por sua vez, já confirmou Piastri como seu piloto titular em 2023.
Um dos pontos que foi bastante comentado, seria a ‘ingratidão’ de Piastri em relação à Alpine, já que ele foi piloto júnior da equipe por bastante tempo, e teria tido sua carreira ‘bancada’ pela equipe francesa.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
Porém, segundo o empresário de Piastri, o ex-piloto de F1, Mark Webber, a quantia de dinheiro que Oscar Piastri poderia ‘dever’ à Alpine não se baseia em nada. De acordo com Webber, a Alpine pagou apenas uma pequena parte de seu treinamento e desenvolvimento.
Agora que o Conselho de Reconhecimento de Contratos já decidiu que Piastri pode correr pela McLaren, a Alpine deixou o assunto de lado, enquanto anteriormente, eles indicavam que Piastri teria que devolver todo o dinheiro investido, e isso seriam milhões de dólares.
Segundo Webber, esses valores não estão corretos. O australiano disse ao Channel 4 que menos de 20% da carreira júnior de Piastri foi patrocinada pela Alpine. “Os números foram realmente desproporcionais. Nas categorias juniores, Oscar recebeu um bom prêmio em dinheiro por vencer esses campeonatos também, fora do investimento da Alpine”, disse ele.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
Ainda de acordo com Webber, 80% da carreira de Piastri até aqui, teria sido financiada por outros patrocinadores ou pela família de Oscar.
Com toda a situação definida agora, Piastri está em uma situação ‘estranha’. Pois ele continua sendo o piloto reserva e de desenvolvimento da Alpine no resto da temporada 2022 da F1. Mas aparentemente, deve ser muito difícil a equipe francesa querer que dar a ele qualquer oportunidade para entrar em um carro de F1 pelo resto do ano.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });