Depois de trocar a AlphaTauri pela Alpine, Pierre Gasly diz que sua antiga equipe planeja revelar o AT04 que irá superar seus antecessores na Fórmula 1.
Gasly tinha muitas esperanças em relação à temporade de 2022, acreditando que a combinação de teto orçamentário e os novos regulamentos colocariam a AlphaTauri na liderança do pelotão intermediário da F1.
No final das contas, não saiu como o esperado e eles terminaram em nono lugar na classificação final de construtores, à frente apenas da Williams.
Mas como essa foi a primeira temporada desses regulamentos, as equipes agora vão para as férias com muito aprendizado para os carros de 2023, deixando Gasly incerto sobre onde AlphaTauri e Alpine estarão na temporada que vem.
Mas o que ele sabe é que, após uma campanha decepcionante, a AlphaTauri está pronta para fazer as mudanças com o AT04.
“Neste esporte é muito difícil saber o que vai acontecer de um ano para o outro”, disse Gasly, ao Motorsport.com.
“Nós [AlphaTauri] estávamos no topo do pelotão intermediário na temporada passada, este ano voltamos ao meio-campo e na próxima temporada, quem sabe o que vai acontecer?
“Talvez a AlphaTauri, e eu sei que eles estão mudando completamente o conceito do carro, volte à luta. É difícil dizer.
“Acho que o importante é apenas trabalhar e nos preparar da melhor maneira possível para o próximo ano. E sim, cruzando os dedos para que o pacote Alpine seja ainda mais forte do que este ano.
“Espero que mude para sempre minha posição, mas, ao mesmo tempo, nunca se sabe. Conversamos sobre isso com os caras [AlphaTauri] também.
“Eles me dizem que o carro do ano que vem é o melhor que já tiveram e vão lutar na frente!
“E é normal, e então, quando você fala no paddock, todo mundo está dando grandes passos à frente e Deus sabe o que vai acontecer.”
Quanto às ambições de Gasly, ele diz que os três primeiros da Red Bull, Ferrari e Mercedes são o alvo da Alpine, e espera que sua nova equipe possa se misturar com o trio da próxima temporada. Ele também é cauteloso com o outro lado da moeda.
“Espero que estejamos lutando na frente, talvez lutando por pódios, por vitórias ou pelos cinco primeiros. Ou pode ser uma temporada mais desafiadora ”, disse ele.
“Normalmente, as equipes têm designers diferentes e estão trocando de designer de uma temporada para outra. Portanto, ainda há alguma transferência de ano para ano, mas sim, pode haver algumas surpresas. Então, vamos descobrir isso no início do próximo ano.
“A Alpine teve uma temporada fantástica, terminando em quarto no campeonato, batendo a McLaren. Portanto, eles claramente têm um bom pacote. E o próximo alvo são os três grandes.
“Portanto, tentaremos nos esforçar o máximo possível, mas estou confiante de que haverá resultados incríveis a serem alcançados com a equipe.”