Alonso aponta falhas no asfalto de Las Vegas e critica calendário da Fórmula 1


Fernando Alonso fez questão de expor suas preocupações em relação ao GP de Las Vegas, disputado no último domingo (22). O espanhol da Aston Martin afirmou que, embora o traçado seja desafiador, a experiência dos pilotos ao longo do fim de semana foi marcada por falta de aderência e condições de pista que considerou inadequadas para os padrões da Fórmula 1.

“O circuito é divertido porque é de alta velocidade, mas acho que o tipo de asfalto não está no padrão da F1”, declarou Alonso à imprensa. Segundo ele, o nível de deslizamento enfrentado pelos pilotos ultrapassa o aceitável. “É muito escorregadio e não conseguimos colocar os pneus na temperatura, não há aderência e é extremamente irregular, no limite de ser seguro para correr.”

Fernando Alonso (ESP) Aston Martin F1 Team AMR25.
Foto: XPB Images

O bicampeão ressaltou que a situação deve ser discutida com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo). “Então, acho que, para o futuro, precisamos conversar com a FIA para saber se isso é aceitável ou não para os próximos anos.”

Além das críticas ao circuito, Alonso também voltou sua atenção ao calendário, questionando a logística da última rodada tripla. que agora leva as equipes de Las Vegas ao Catar, em um deslocamento de mais de 8.000 milhas. “A posição no calendário, para ser totalmente sincero, é difícil para nós”, afirmou.  “Vir para cá com o fuso horário e a distância da Europa e do Brasil, que foi há duas semanas, e agora vamos direto para o Catar, são 17 horas de avião e 13 horas [na verdade, 11] de diferença de fuso. Não acho que nenhum outro esporte no mundo aceitaria isso”, afirmou.

O GP do Catar marca a penúltima etapa do calendário 2025 da F1 e acontece de 28 a 30 de novembro.

Fonte: f1mania

Anteriores Mega-Sena acumula: confira os números do concurso 2.942
Próxima Gestão integrada de paisagens na Amazônia é destaque em evento do MMA na COP30