“As capacidades da Rússia no Ártico não são mais um motivo para piadas”, alertou ele.
Stavridis observou que o presidente russo Vladimir Putin tem o programa ártico mais ativo e consistente. Segundo ele, Moscou expande e renova a sua já impressionante frota de quebra-gelos. Em particular ele destacou o primeiro navio de patrulha de série Ivan Papanin, que recentemente saiu para os primeiros testes.
O almirante dos EUA sublinhou que os navios russos têm capacidades ofensivas significativas, que os navios da OTAN de classe similar não possuem.
Stavridis expressou preocupação pelo fato de a China também ter começado a construir quebra-gelos.
“Em qualquer caso, os novos navios são um sinal claro de que [o presidente russo Vladimir] Putin e o líder chinês Xi Jinping estão intensificando a cooperação no quintal da OTAN”, disse o ex-comandante.
Ele acrescenta que os planos dos dois países da região incluem a obtenção de valiosa experiência tática, incluindo operações conjuntas de submarinos de ataque, e a expansão das reivindicações territoriais russas para a exploração de petróleo e gás.
Vladimir Putin afirmou anteriormente que a poderosa frota de quebra-gelos se tornou uma enorme vantagem competitiva para a Rússia no mundo. O chefe de Estado observou que a Rússia considera o Ártico não um campo de intriga geopolítica, mas uma oportunidade para uma cooperação estável.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil