Almirante dos EUA destaca o domínio da frota de quebra-gelos da Rússia no Ártico


“As capacidades da Rússia no Ártico não são mais um motivo para piadas”, alertou ele.
Stavridis observou que o presidente russo Vladimir Putin tem o programa ártico mais ativo e consistente. Segundo ele, Moscou expande e renova a sua já impressionante frota de quebra-gelos. Em particular ele destacou o primeiro navio de patrulha de série Ivan Papanin, que recentemente saiu para os primeiros testes.
O almirante dos EUA sublinhou que os navios russos têm capacidades ofensivas significativas, que os navios da OTAN de classe similar não possuem.
Stavridis expressou preocupação pelo fato de a China também ter começado a construir quebra-gelos.
Militar da Brigada de Infantaria Motorizada Separada da Frota do Norte da Rússia atira durante exercícios militares na vila de Pechanga, na região de Murmansk, na Rússia, em 13 de fevereiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2024

“Em qualquer caso, os novos navios são um sinal claro de que [o presidente russo Vladimir] Putin e o líder chinês Xi Jinping estão intensificando a cooperação no quintal da OTAN”, disse o ex-comandante.
Ele acrescenta que os planos dos dois países da região incluem a obtenção de valiosa experiência tática, incluindo operações conjuntas de submarinos de ataque, e a expansão das reivindicações territoriais russas para a exploração de petróleo e gás.
Vladimir Putin afirmou anteriormente que a poderosa frota de quebra-gelos se tornou uma enorme vantagem competitiva para a Rússia no mundo. O chefe de Estado observou que a Rússia considera o Ártico não um campo de intriga geopolítica, mas uma oportunidade para uma cooperação estável.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Protagonistas da sojicultura celebram 10 anos de transformação do agro e da tecnologia Intacta no Brasil
Próxima Dois policiais militares e mais três são presos acusados de invadirem fazenda e ameaçar funcionários em MT