Com os assentos para a temporada de F1 de 2023 sendo decididos, uma das questões que fica é sobre o futuro de Guanyu Zhou, da Alfa Romeo. O piloto chinês estreou em 2022 ao lado de Valtteri Bottas, e o chefe da equipe, Frederic Vasseur, diz que não há pressa para decidir se ele continuará com o time suíço, mas é provável que um veredito seja dado até o final do mês.
Ainda que Zhou só tenha terminado na zona de pontuação duas vezes nesta temporada – no Bahrein e no Canadá – ele se adaptou consideravelmente bem à equipe, mas infelizmente teve que lidar com o azar em algumas corridas. Vasseur diz que avaliar um piloto novato vai além de ter ritmo.
“Você tem muitas coisas para aprender na F1 e muitas pressões diferentes das que eles passam na F2 e F3 e eles precisam descobrir este mundo.
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“E Zhou fez isso perfeitamente. Ele também tem uma colaboração muito boa com toda a equipe. Ele está muito comprometido e está fazendo um bom trabalho, mas a hora da decisão será em breve.”
O chefe da equipe ainda enfatizou que o desempenho de seu piloto nas próximas corridas não irá impactar na decisão final.
“Não é o que Zhou tem que fazer até a decisão, que é um processo longo, que estamos fazendo uma boa temporada para a equipe e Zhou está fazendo um bom trabalho.
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“Mas como eu disse antes, como decidimos antes, tomaremos uma decisão até o final de setembro e temos que ficar calmos quanto a isso.”
A Alfa Romeo teve um forte início de temporada em 2022, muito devido aos novos regulamentos técnicos introduzidos este ano. Entretanto, há algumas corridas que a equipe vem decaindo, e o piloto veterano finlandês não pontua desde antes das férias de verão – mais especificamente há 6 corridas. Vasseur aponta que um dos problemas mais presentes no C42 é a confiabilidade, e também brinca que Nicholas Latifi, da Williams, seria outro problema.
“Tivemos DNFs, mas o DNF não tem nada a ver com sorte ou azar e às vezes é um problema técnico, às vezes era um problema de motor, às vezes era Latifi, mas é como é!
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“Não tem nada a ver com azar.
“Agora, acho que em termos de ritmo, acho que provavelmente demos um passo atrás em comparação com o início da temporada, mas sabíamos perfeitamente que não tínhamos o mesmo orçamento que as principais equipes e não poderemos desenvolver o carro como eles estão fazendo.
“Mas ainda estamos no bom grupo para marcar pontos.
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“Acho que em Spa ou Budapeste fomos P8 ou P7 na classificação e em Spa estávamos em uma boa posição na qualificação antes de desistir da volta.
“Acho que estamos lá, mas é tão apertado entre P6, P7 e P18 no grid, que tudo pode acontecer e teremos que aproveitar a oportunidade quando elas estiverem lá.
“É sempre a mesma história.”
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