Alesc promove seminário sobre livre comércio entre Mercosul e União Europeia


Discutir e avaliar o papel de Santa Catarina e os avanços que a parceria entre os países do Mercosul e a União Europeia podem trazer a Santa Catarina. Este é o principal objetivo do Seminário Internacional do Mercosul: Sobre o Tratado de Livre Comércio entre Países do Mercosul e da União Europeia.

O evento acontece na Assembleia Legislativa, entre os dias 30 e 31 de agosto, e reúne especialistas em relações internacionais, lideranças políticas e representantes de câmaras setoriais de comércio.

O seminário foi proposto pelo deputado Ivan Naatz (PL), que preside a União Interamericana de Parlamentares (Unipa) e conta com a promoção da Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do Mercosul, da Alesc.

No lançamento do evento, na manhã desta terça-feira (29) na Assembleia Legislativa, o parlamentar declarou que as negociações para a implementação do tratado já se estendem por mais de duas décadas e precisam avançar, sobretudo pelo potencial incremento que pode proporcionar para a economia brasileira.  

“Segundo a Fundação Getúlio Vargas, caso esse tratado do Mercosul com a União Europeia seja assinado, tem o potencial de movimentar cerca de R$ 500 bilhões de reais por ano no Brasil. Então é uma coisa que não podemos deixar ficar parada, sem avançar. Alguém não quer deixar que esse tratado saia, precisamos identificar quem é e o porquê.”

Já os deputados Fernando Krelling (MDB), presidente da Comissão do Mercosul na Alesc, Neodi Saretta (PT), Mário Motta (PSD) e Matheus Cadorin (Novo), que integram a Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do Mercosul, destacaram a importância de Santa Catarina buscar protagonizar estes debates.

A abertura do seminário conta com uma palestra da presidente da Câmara do Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Maria Teresa Bustamante, com o tema “Oportunidades e Desafios Acordo Mercosul – União Europeia”.

Outro destaque da programação é uma palestra do conselheiro da Delegação da União Europeia no Brasil, Damian Lluna Taberner, sob o tema “Acordo da Associação União Europeia – Mercosul”.

Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade. As inscrições devem ser feitas pelo site da Escola do Legislativo.

Mais informações pelo fone (48) 3221-2952.

Programação:

Quarta-feira, 30 de agosto

18h – Credenciamento e coffee break;

19h – Abertura do evento, composição da mesa de autoridades;

19h30 – Palestra: “Oportunidades e Desafios: Acordo Mercosul – União Europeia”, com a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, doutora Maria Teresa Bustamante;

20h30 – Palestra: “Acordo da Associação União Europeia – Mercosul”, com a conselheiro da Delegação da União Europeia no Brasil, Damian Lluna Taberner.

Quinta-feira, 31 de agosto

8h – Credenciamento;

9h – Coffee break;

9h30 – Palestra: “Negociações Comerciais Entre Mercosul e União Europeia: Situação Atual e Perspectiva”, com secretária de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço;  com Tatiana Lacerda Prazeres;

10h30 – Palestra: “A Posição do Senado Federal Frente os Encaminhamentos da Assinatura do Tratado”, com Esperidião Amin Helou Filho (PP-SC);

11h30 – Almoço;

13h – Recredenciamento;

14h – Mesa-redonda – “A Importância da Integração Interamericana”, com o secretário de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo, doutor Samo Sérgio Gonçalves Tosatti; e o secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina, Juliano Froehner; intermediada pelo deputado estadual mestre Ivan Naatz;

15h – Mesa-redonda – “Oportunidades e Desafios de Santa Catarina nas Exportações do Agronegócio”, com o diretor-presente da Indústria Agro Comercial Cassava SA, André Odebrecht; e o diretor comercial da Aurora Coop; Dilvo Casagranda; intermediada pela jornalista e comentarista Estela Benetti;

16h – Coffee break

16h30 – Mesa-redonda – “Acordo Mercosul – União Europeia: Aspectos Econômicos, Políticos e Diplomáticos, Econômicos e Culturais, Normas e Regulações, Desenvolvimento Sustentável e Perspectivas Futuras”, com os professores, mestre Ricardo Bruno Boff; doutor Klaus Guimarães Dalgard; e doutor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra; intermediada pelo professor Neri dos Santos;

17h30 – Encerramento, com a fala dos deputados estaduais Fernando Krelling (MDB) e Ivan Naatz.

Alexandre Back
Agência AL

Fonte: alesc.sc.gov

Anteriores Operação Talião cumpre mandados de buscas em combate ao tráfico de drogas na região de Dom Aquino
Próxima Presidente da Câmara participa de entrega da reforma do novo Terminal Santo Amaro