É a primeira vez que os alertas sobem nesse período desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dados são do sistema Deter, que monitora diariamente alterações na cobertura florestal em áreas acima de três hectares, incluindo desmatamentos e processos de degradação causados por queimadas, extração de madeira e mineração.
A Amazônia Legal, que representa 59% do território nacional, abrange oito estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão. Segundo o INPE, fatores como cobertura de nuvens podem influenciar os números, que podem ser ajustados após análises complementares.
Apesar do aumento no semestre, junho teve um dado positivo: foram registrados 458 km² em alertas de desmatamento, o menor volume para o mês desde o início da série histórica.
Fonte: sputniknewsbrasil