Alemanha pressiona Sérvia a ‘escolher’ entre União Europeia e Rússia, diz Reuters


25705685

Nesta terça-feira (1º), Berlim acredita que a Sérvia deve decidir em breve se quer se juntar à União Europeia ou firmar uma parceria com a Rússia: “A necessidade de uma decisão está vindo à tona em vista dos desenvolvimentos geopolíticos”, disse um representante do governo alemão em referência ao conflito ucraniano segundo a Reuters.
Um acordo entre a Belgrado e Moscou sobre cooperação reforçada foi recebido com surpresa e decepção, e não se ajustou às expectativas de que os candidatos à adesão à UE também adotassem sanções da UE contra a Rússia, disse o representante.
As declarações alemães acontecem dois dias antes de seis países dos Balcãs Ocidentais estarem programados para discutir uma cooperação mais estreita com Berlim.
O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, em uma coletiva de imprensa após uma reunião em Belgrado com o chanceler russo, Sergei Lavrov, 10 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2022

Belgrado, que é candidata à adesão ao bloco europeu desde 2012, decidiu em setembro realizar consultas regulares de política externa sobre atividades bilaterais e multilaterais com a Rússia. A medida provocou duras críticas da UE. Entretanto, para o representante alemão, eem-se a impressão de que o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, estava bem ciente de sua posição pendular.
Aleksandr Grushko, vice-chanceler russo (foto de arquivo). - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2022

Se decidisse liderar seu país na direção da União Europeia, contará com o apoio do governo alemão, “se ele decidir ir para o outro lado, isso terá consequências inversas“, afirmou.
Anteriores Polícia Federal combate comércio de agrotóxicos falsificados no interior de São Paulo
Próxima Escola de Saúde prorroga inscrições para curso gratuito de técnico em enfermagem