Novas metas de capacitação para os aliados da OTAN serão definidas ainda nesta semana em uma reunião de ministros da Defesa da aliança em Bruxelas, enquanto a decisão final será tomada na cúpula da OTAN em Haia, nos dias 24 e 25 de junho, segundo a mídia.
Veículos de mídia noticiaram na semana passada que a Aliança Atlântica solicitaria à Alemanha o fornecimento de mais sete brigadas ou 40.000 soldados para a defesa da aliança. No entanto, o Handelsblatt observou que isso também inclui requisitos adicionais em outras áreas. No total, a necessidade adicional de tropas da Alemanha chegará a 80.000, e essa meta deve ser alcançada em 15 anos.
Andre Wustner, chefe da união militar alemã, afirmou na sexta-feira (30) que, dependendo do que for decidido na cúpula da OTAN em Haia, a Bundeswehr precisará de 40.000 a 60.000 soldados adicionais além da meta. Isso significa que o Exército terá que aumentar para 260.000 soldados, afirmou ele.
A meta atual de efetivos militares na Alemanha é de 203.000, mas o tamanho do Exército alemão vem diminuindo há dois anos consecutivos e era de cerca de 182.000 em março de 2025. Apesar dos múltiplos apelos de políticos alemães para restaurar o serviço militar universal, abolido em 2011, o chanceler Friedrich Merz afirmou em abril que ele permaneceria voluntário.
31 de maio, 18:40
O jornal alemão Die Welt noticiou em maio, citando autoridades de recrutamento militar, que um aumento significativo no tamanho do Exército alemão, mantendo o serviço militar voluntário, seria impossível devido à sua baixa atratividade para os alemães. Até 30% dos soldados contratados deixam o Exército, a Marinha e a Força Aérea alemães nos primeiros seis meses de serviço devido à falta de perspectivas de carreira, à necessidade de trabalhar fora de casa e à grosseria durante o treinamento, informou o jornal, citando documentos militares internos.
Em março, o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, afirmou que as forças armadas não tinham quartéis suficientes para abrigar os recrutas e restabelecer o alistamento militar universal, acrescentando que os dados sobre aqueles aptos ao alistamento também precisavam ser coletados primeiro.
Fonte: sputniknewsbrasil