Durante o seu discurso na Conferência de Segurança de Munique na sexta-feira (17), o chanceler alemão Olaf Scholz argumentou que seu país tem a obrigação de ajudar a Ucrânia em seu conflito com a Rússia, dizendo que os aliados de Berlin não cumpriram as promessas de enviar os tanques de batalha principais Leopard 2 de seus próprios estoques.
“Aqueles que podem enviar tais tanques de batalha devem realmente fazê-lo”, disse o chanceler, acrescentando que ele e outros altos funcionários alemães têm estado “em campanha intensa” para que os aliados enviem o armamento.
Scholz inicialmente se recusou a enviar Leopard 2 e a permitir que outros países enviassem o tanque para a Ucrânia, dizendo que só o faria se os aliados seguissem o exemplo e fornecessem seus próprios tanques. Mais tarde ele cedeu ante uma campanha de pressão ocidental.
Recentemente, foi divulgado que os Países Baixos e Dinamarca não participarão da “aliança de tanques” dos países fornecedores dos modelos mais modernos de blindados Leopard à Ucrânia.
Fonte: sputniknewsbrasil