Alemanha fechará 4 consulados russos no país; Rússia diz que objetivo alemão é ‘destruir relação’


Nesta quarta-feira (31), a Alemanha disse que fechará quatro dos cinco consulados russos revogando suas licenças. O Ministério das Relações Exteriores alemão acusou Moscou de aumentar as tensões após a Rússia limitar o número de autoridades alemãs a 350 pessoas em território russo, segundo a Reuters.
“Esta decisão injustificada está forçando o governo federal a fazer cortes muito significativos em todas as áreas de sua presença na Rússia”, disse um porta-voz.
O governo russo ainda teria permissão para operar sua embaixada em Berlim e um consulado geral, mas a Alemanha espera que o restante cesse as operações até o final do ano, disse a pasta.
A Alemanha também fechará seus próprios consulados em Kaliningrado, Ekaterinburgo e Novosibirsk, deixando apenas a embaixada alemã em Moscou e o consulado em São Petersburgo em operação.
O edifício do Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússia em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 25.05.2023

Moscou reagiu e afirmou que a medida hostil é destinada à destruição das relações entre a Rússia e a Alemanha.

“Consideramos a exigência do MRE da Alemanha de fechar os consulados gerais da Rússia em Hamburgo, Leipzig, Munique e Frankfurt até 31 de dezembro de 2023, tendo como pano de fundo a decisão da Alemanha de reduzir sua presença consular na Rússia, como outra medida hostil destinada a destruir ainda mais as relações russas-alemães que têm décadas de cooperação multifacetada, rica e mutuamente benéfica”, disse a chancelaria.

A diplomacia russa também pediu para que Berlim “parasse” e que “toda a responsabilidade pela degradação das relações bilaterais é do lado alemão”.
“Pedimos mais uma vez às autoridades alemãs que parem […]. A Alemanha deve entender que toda a responsabilidade pela degradação das relações bilaterais é do lado alemão. Berlim não deve ter nenhuma dúvida de que essas ações provocativas mal concebidas não permanecerão sem nossa reação adequada.”
As relações entre a Rússia e a Alemanha, que costumava ser o maior comprador de petróleo e gás russo, foram interrompidas desde a operação russa em fevereiro de 2022, com o Ocidente respondendo com sanções e fornecimento de armas. Na Europa, principalmente Berlim e Reino Unido.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Thiago Silva realiza Expedição Araguaia-Xingu e defende a pavimentação de rodovias
Próxima F1: Pilotos da Alfa Romeo confiantes para corrida em Barcelona