A ministra federal do Interior, Nancy Faeser, informou nesta segunda-feira (16) à Comissão Europeia (CE) que vai iniciar controles fronteiriços temporários nas fronteiras terrestres com a Polônia, a República Tcheca e a Suíça.
“[A medida ocorre] Para reforçar a luta contra o tráfico ilegal de migrantes e limitar a migração ilegal”, diz um trecho do comunicado divulgado pelo Ministério do Interior alemão.
O texto acrescenta ainda que também retomou os controles nas fronteiras com a Áustria. Por enquanto, a duração do controle de fronteiras com os três países mencionados é de dez dias, podendo ser prorrogada por até dois meses, enquanto que com a Áustria, a partir de 12 de novembro, será estendida por um período de seis meses.
O ministério enfatizou que, dependendo da intensidade do controle transfronteiriço, as medidas introduzidas podem ter impacto no tráfego entre fronteiras, mas as autoridades se esforçarão para evitá-lo.
Em setembro passado, a ministra já havia anunciado que a Alemanha intensificaria o controle na fronteira com a Polônia e a República Tcheca para combater o tráfico ilegal de migrantes para o seu território.
Fonte: sputniknewsbrasil