O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, esteve em Cuiabá neste sábado (19) para participar de um ato de campanha do candidato a prefeito Lúdio Cabral e dialogar com empresários, representantes do setor produtivo e trabalhadores sobre como fortalecer a economia de Cuiabá. Durante o discurso, Alckmin lembrou que o processo eleitoral é um processo de comparação entre candidatos e avaliou que Lúdio reúne todas as condições para ocupar o cargo de prefeito da capital de um estado extremamente importante para a economia nacional.
“Eleição é comparação, é uma decisão importantíssima. Eu não tenho dúvida de que o doutor Lúdio é o melhor candidato a prefeito. Os cuiabanos vão decidir quem vai cuidar da casa, que é a cidade. O doutor Lúdio, não tenho dúvida, é honestidade, é seriedade, é dedicação. Política é coisa séria e você mexe com a vida das pessoas. Estamos diante de um dos mais preparados homens públicos dessas eleições e que tem amor ao povo, amor à cidade. Lúdio vai fazer um grande trabalho, sobretudo na área da saúde, porque tem experiência”, disse o vice-presidente, garantindo total apoio do governo federal aos projetos e propostas apresentados por Lúdio na campanha eleitoral.
Alckmin também relatou à imprensa que sentiu a confiança da população cuiabana em Lúdio já no voo para Cuiabá e assim que desembarcou na Capital. “Eu vejo no doutor Lúdio estas qualidades: a sobriedade, a seriedade e a serenidade para fazer um governo mais perto da população e com capacidade de melhorar a vida da nossa população. Eu até brinquei com ele, se dependesse das pessoas que estavam no voo, ele já estava eleito. É interessante a confiança que as pessoas têm no Lúdio”, declarou Alckmin, que também assegurou o apoio da maioria do PSB à candidatura de Lúdio no segundo turno.
União e diálogo
Lúdio, por sua vez, destacou a necessidade de colocar fim à briga política que prejudica o desenvolvimento de Cuiabá e defendeu a união e o diálogo como instrumentos para a construção de um futuro econômico forte, sustentável e socialmente justo. Ele reforçou ainda a importância da parceria com o governo federal para acessar recursos e projetos para aquecer a economia e melhorar a vida da população de Cuiabá.
“O Alckmin é o símbolo da união que nós precisamos trazer para Cuiabá. A presença dele aqui é para dizer à população da nossa cidade: vamos fazer um governo de união. Essa eleição não é ideológica, de disputa entre direita e esquerda. Essa eleição é para a gente escolher qual dos candidatos está preparado para realizar esse governo de união, para a gente avançar cada vez mais na qualidade de vida da população. Um governo de parceria com o governo estadual e o governo federal e em parceria também com toda a sociedade, com os empresários, com todo o setor produtivo e comercial. Nós vamos governar ao lado de vocês!”, discursou Lúdio.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou a implantação da Embrapa Cuiabá, uma demanda apresentada por Lúdio dentro do exercício parlamentar na Assembleia Legislativa e que irá garantir a transformação da Baixada Cuiabana em um polo produtor de frutas e verduras. “Nós precisamos fazer da nossa Baixada Cuiabana também uma região geradora de oportunidades como em outras regiões de Mato Grosso. E nós temos como fazer isso e vamos fazer com a liderança do Lúdio na prefeitura de Cuiabá, com acesso ao governo federal. A riqueza da agropecuária vai dar também oportunidades à Baixada Cuiabana”, projetou Fávaro.
Rafaela Fávaro, candidata a vice-prefeita, defendeu a chegada da ferrovia a Cuiabá e a construção de um Distrito Industrial municipal, que está no plano de governo participativo, e irá gerar empregos para a população. Ela lembrou da necessidade de garantir a qualificação dos jovens para o mercado de trabalho e defendeu investimentos na educação infantil.
“Eu quero um futuro com desenvolvimento econômico e com um bom ambiente para os negócios. Por isso eu e o Lúdio vamos buscar a ferrovia e vamos modernizar o distrito industrial e construir um novo. O futuro que eu quero é desenvolvimento social, para desenvolver a nossa agricultura familiar, gerando emprego e renda e, principalmente, garantindo comida na mesa da nossa população. Esse é um momento de escolhas e eu escolho um futuro com oportunidades para os jovens”, apontou Rafaela.
A formação da juventude também foi uma demanda defendida pela reitora Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marluce Souza. O líder dos empreendedores do shopping popular, Misael Galvão, lembrou a necessidade do apoio do governo federal para reconstrução do local, que foi destruído por um incêndio em julho deste ano, e lembrou a prontidão com que Lúdio se preocupou com a pauta, sendo o único candidato a garantir atuação da prefeitura na reconstrução do local no plano de governo.
O vereador Mário Nadaf destacou a importância de, na última semana de campanha, conversar com os indecisos e convencê-los a votar na proposta com maior viabilidade e mais preparo para garantir o progresso da cidade e a estabilidade na política. Já a ex-deputada federal e diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide, lembrou a fila dos ossinhos durante a pandemia de covid-19 e defendeu investimentos para garantir a segurança alimentar das famílias cuiabanas, sobretudo as mais vulneráveis. O presidente estadual do PT, deputado estadual Valdir Barranco, pregou o fim do ódio na política e ressaltou que Lúdio fará a diferença na saúde de Cuiabá.
O evento contou ainda com a presença de empresários de diversos setores, como indústria, construção civil e agropecuária, além de autoridades políticas e líderes partidários, ex-senadores e ex-deputados estaduais e federais, lideranças comunitárias, vereadores eleitos e reeleitos, representante de sindicatos, servidores públicos municipais e estaduais, estudantes, professores, pastores evangélicos, líderes e fieis católicos e movimentos sociais.
Lúdio Cabral é candidato a prefeito de Cuiabá pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.
Fonte: odocumento