Ainda sem Renato Gaúcho, Grêmio volta a vencer na Série B depois de quatro jogos


Ainda sem Renato Gaúcho, Grêmio volta a vencer na Série B depois de quatro jogos

No primeiro jogo sem o técnico Roger Machado e ainda sem ter a estreia de Renato Gaúcho, o Grêmio acabou com o jejum de quatro jogos sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta à noite, o time gaúcho, que vinha de duas derrotas consecutivas – para Criciúma e Ituano – venceu o Vila Nova por 2 a 1, na Arena do Grêmio, em partida válida pela 28.ª rodada.

Roger Machado foi demitido na última quinta-feira, depois da sequência negativa na competição, e no mesmo dia o nome de Renato Gaúcho foi oficializado como novo técnico gremista. Neste duelo da noite, o time foi comandado interinamente por César Lopes. Os gols de Biel e Thaciano levaram o Grêmio aos 47 pontos na terceira colocação da Série B. Matheuzinho descontou para o Vila Nova, que nos últimos minutos ainda tentou o empate e deixou o fim de jogo emocionante.

Com a derrota, o Vila Nova continua na zona de rebaixamento, com 28 pontos, na 17.ª colocação e perdeu a invencibilidade de nove jogos, com seis empates e três vitórias. A última derrota do Vila tinha sido para o CSA, por 2 a 1, pela 18.ª rodada no dia 15 de julho.

Intenso, o Grêmio pressionou desde o início e demorou apenas dois minutos para abrir o marcador. Diogo Barbosa cruzou da esquerda, a defesa goiana não afastou e a bola sobrou para Biel, que limpou o marcador e bateu forte para o fundo do gol. O Grêmio continuava em cima e chegou a criar boa chance de ampliar com Guilherme aos nove, mas Tony defendeu. Apesar da superioridade, o Grêmio dava muito espaço ao time goiano.

Mesmo tendo aberto o marcador no início, o Grêmio não conseguiu manter a intensidade. O time gaúcho passou a ter dificuldade em penetrar na defesa adversária e assim passou a arriscar chutes de fora da área. Campaz e Guilherme tentaram uma vez cada um, mas mandaram a bola longe do gol de Tony.

O Vila Nova passou a ficar mais com a posse da bola no final e o Grêmio se fechou na defesa para ir para o intervalo em vantagem no marcador. E voltou para o segundo tempo apresentando os mesmos problemas do primeiro. Encontrava dificuldade na construção das jogadas, até pela péssima atuação do meia Campaz, que chegou a ser vaiado pela torcida.

O Vila Nova, tocando mais a bola, envolvia o Grêmio, mas não mostrava competência para chegar com perigo ao gol. Aos 17 minutos, mesmo não jogando bem, o Grêmio chegou ao segundo gol. Após cruzamento de Diogo Barbosa, Thaciano cabeceou e mandou no ângulo do goleiro Tony. Após a consulta do VAR para verificar um possível pênalti para o Vila Nova na origem da jogada – o gol foi confirmado. Houve uma paralisação por cinco minutos para a checagem ao VAR.

Apesar da vantagem, o jogo ficou tenso quando aos 32 minutos o Vila Nova diminuiu o marcador. Dentinho bateu rasteiro da entrada da área pela direita, Brenno espalmou e no rebote, Matheuzinho bateu forte, no ângulo. No final, o Grêmio se fechou na defesa e garantiu a vitória em casa. Nos descontos, Rafael Donato, aos 52, aproveitou chute de Railan e mandou para o gol, quase empatando e dando susto na torcida.

O Grêmio volta a jogar somente no dia 11 de setembro, domingo, diante do Vasco, novamente na sua Arena, às 16h, pela 29.ª rodada. O confronto marcará a estreia do técnico Renato Gaúcho. O Vila Nova entra em campo antes, na terça-feira, às 21h30, em Goiânia (GO), onde recebe o Guarani, num duelo de desesperados.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 2 X 1 VILA NOVA

GRÊMIO – Brenno; Edilson (Rodrigo Ferreira), Pedro Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello (Thiago Santos) e Campaz (Lucas Leiva); Biel (Thaciano), Guilherme e Diego Souza (Elkesson). Técnico: César Lopes (interino).

VILA NOVA – Tony; Alex Silva, Rafael Donato, Alisson Cassiano e Willian Formiga (Railan); Jean Martim (Matheuzinho), Sousa (Romário) e Arthur Rezende; Kaio Nunes (Hugo Cabral), Daniel Amorim (Rubens) e Dentinho. Técnico: Alan Aal.

GOLS – Biel aos dois minutos do primeiro tempo. Thaciano aos 17 e Matheuzinho aos 32 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Sávio Pereira Sampaio (DF).

CARTÕES AMARELOS – Nenhum

RENDA – R$ 422.544,00

PÚBLICO – 12.381 pagantes (13.775 total)

LOCAL – Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS).


Anteriores PGR tem 15 dias para se manifestar sobre relatório final da suposta interferência de Bolsonaro na PF, decide Moraes
Próxima Nívea Maria atribui saída da Globo à crise econômica no Brasil