Lançado na última quarta-feira (5) como primeiro veículo da Leapmotor no Brasil, o SUV médio C10 chegou ao mercado com duas opções de motorização. A primeira usa um conjunto elétrico tradicional e segue a mesma receita de outros modelos conhecidos do segmento. Já a segunda traz um diferencial técnico importante e figura, atualmente, como o único veículo à venda no país com mecânica do tipo REEV (Range-Extended Electric Vehicle).
A sigla significa ao pé da letra “veículo elétrico com autonomia estendida” e, como diz a própria definição, designa o modelo como elétrico. Apesar disso, a marca foge do significado literal e, por questões de homologação, trata o SUV como um carro híbrido. A diferença de interpretação tem causado questionamentos e gerado dúvidas quanto à classificação. Afinal, o C10 REEV é híbrido ou elétrico?
De acordo com a SAE, referência em normas e padrões relacionados ao setor automotivo, a tecnologia REEV faz do Leapmotor C10 um veículo híbrido, porém diferente de classificações como híbrido leve, híbrido pleno ou híbrido plug-in. Na definição da associação, o modelo é na verdade um “híbrido em série”, ou seja, um veículo equipado com dois sistemas de armazenamento (tanque de combustível e bateria) que converte toda a energia mecânica em elétrica.
“No híbrido em série, toda a energia mecânica fornecida pelo motor a combustão é convertida em energia elétrica para propulsão”, diz a definição. No caso do C10 REEV, o motor 1.5 a gasolina de até 96 cv funciona unicamente para abastecer a bateria de 28 kWh, que, por sua vez, alimenta um motor elétrico de 231 cv.
Dessa forma, a tração é 100% elétrica, sem que as rodas se movam com interferência direta da unidade a combustão. Já em híbridos plenos ou plug-in, o motor a combustão do conjunto também pode tracionar as rodas, variando de acordo com aspectos como velocidade e demanda.
Em termos de consumo, os dados dos híbridos em série devem ser considerados como modelos a combustão. Neste caso, o C10 REEV faz 33,5 km/l na cidade e 29,1 km/l na estrada. Com a bateria descarregada, são 12 km/l na média do uso urbano e rodoviário. Já a autonomia elétrica declarada no PBEV é de 111 km.
O C10 REEV custa R$ 199.990 e já começou a ser distribuído nas 36 concessionárias da marca espalhadas pelas principais cidades do país. O pacote de equipamentos inclui sete airbags (há uma bolsa central entre os bancos dianteiros), revestimento de couro sintético para os bancos com ajustes elétricos com aquecimento e ventilação, central multimídia de 14,6 polegadas e conexão nativa para internet.
Ao todo, o modelo possui 4,73 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de distância entre-eixos. Dessa forma, tem proporções próximas às do Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid. Seu porta-malas tem 400 litros de capacidade.
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Fonte: direitonews





