Admissão da Ucrânia na OTAN pode provocar 3ª Guerra Mundial, diz chanceler italiano


As observações foram feitas durante uma sessão na Conferência de Segurança de Munique no sábado (17). Ele enfatizou os esforços da aliança militar para garantir a adesão da Ucrânia – mas aconselhou que ela precisa ter cautela em vez de agir impulsivamente para “preparar o caminho para alcançar esses objetivos”.
“Falando francamente, é perigoso para todos porque você está lutando contra a Rússia, e para [se tornar] um membro de pleno direito da OTAN, isso significaria a Terceira Guerra Mundial”, reconheceu o ministro.
Tajani reconheceu o desejo dos membros do bloco de apoiar a Ucrânia, mas enfatizou a clareza do Artigo Cinco da Aliança: um ataque contra um aliado da OTAN desencadearia uma resposta, daí a necessidade de cautela. Entretanto, ele também afirmou que o status atual de cooperação entre a aliança e Kiev “envia uma mensagem clara para a Rússia”.
Josep Borrell, chefe de política externa da União Europeia (UE), fala com repórteres ao chegar para a cúpula da Comunidade Política Europeia no Castelo Mimi, em Bulboaca. Moldávia, 1º de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2024

Na semana passada, informou-se que a OTAN está planejando abrir um novo centro de treinamento das Forças Armadas ucranianas para complementar a missão de treinamento da União Europeia (UE) e ajudar Kiev a cumprir os padrões da aliança.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Arqueólogos encontram 25 mil artefatos em cidade histórica da Arábia Saudita (FOTOS)
Próxima Chanceler de Israel declara Lula 'persona non grata' por comparar guerra em Gaza ao Holocausto