Ninguém está preparado para o doloroso adeus que teremos que dar ao pico da montanha Matterhorn, que enfeita a embalagem do chocolate Toblerone desde 1970.
Você sabe qual é o motivador para a mudança do logotipo tão característico? A mudança deve ocorrer quando parte da produção do chocolate for transferida para a Eslováquia.
O pico será modificado para um mais “genérico”. O motivo é simples, desde de 2017, a Suíça não permite que símbolos nacionais sejam utilizados para a divulgação de produtos à base de leite que não sejam produzidos no país, de forma exclusiva.
Nos casos de produtos que não sejam derivados de leite, a lei também é utilizada. No entanto, para esses utilizaram imagens ligadas diretamente ao país, devem ter pelo menos 80% dos ingredientes provenientes de solo suíço.
Dessa forma, como a marca Toblerone utiliza o pico da montanha Matterhorn, considerada um cartão postal da Suíça, deverá ser modificado, agora que parte da produção será feita na Eslováquia.
Por qual motivo parte da produção do chocolate irá para Eslováquia?
Tudo bem, mas qual o motivo da mudança de parte da produção do Toblerone para a Eslováquia? A Mondelez, empresa responsável pelo chocolate, explicou em entrevista a BBC.
Segundo a Mondelez, a mudança é para suprir uma demanda global do chocolate e também, expandir a marca de chocolates no futuro.
A mudança na embalagem não se dará apenas pela falta do pico da Matterhorn, mas também apresentará “nova fonte e logotipo diferenciados, inspirados ainda mais nos arquivos Toblerone, e a inclusão da assinatura de nosso fundador, Tobler”, conta a fabricante.
A primeira fabricante do chocolate em formato triangular, foi a Tobler. Que veio a se unir com a Suchard, em 1970, formando assim a Interfood. Que, por sua vez, veio a se juntar com a Jacobs e se tornou a Jacobs Suchard.
A Jacobs Shucard fez parte da Kraft Jacobs Suchard até o ano de 2012, quando finalmente, surgiu a Mondelez.
Curiosidade sobre o logo da montanha
Algo curioso sobre a montanha que estampa o logo do Toblerone, é a existência de um urso no logotipo.
Ao observar atentamente o logotipo, é possível observar o formato de um urso. Esse urso aparece pois o chocolate era fabricado na cidade de Berna, que é conhecida como “cidade dos ursos”.
Fonte: capitalist