Ações europeias fecham semana em baixa após resultados corporativos e dados de inflação


Por Medha Singh e Purvi Agarwal

(Reuters) – As ações europeias caíram nesta sexta-feira, com os investidores absorvendo balanços trimestrais mistos e um relatório de inflação benigno da zona do euro, que reforçou a opinião do Banco Central Europeu de que as pressões sobre os preços permanecem contidas.

O índice pan-europeu STOXX 600 terminou em queda de 0,5%, na quarta sessão consecutiva de perdas.

No entanto, encerrou seu quarto mês consecutivo de ganhos, e o melhor desde maio, já que as expectativas de afrouxamento da taxa de juros dos EUA, a melhoria das relações comerciais entre Pequim e Washington e os balanços resilientes o levaram a atingir máximas recordes neste mês.

Nesta sexta-feira, as seguradoras foram as que mais caíram, com queda de 1,9%. A AXA recuou 4,4% depois de registrar queda nos lucros de novos negócios em seu ramo de seguros de vida e preços mais fracos. A Scor teve queda de 13% depois de divulgar os resultados do terceiro trimestre, liderando as perdas no STOXX 600.

As ações de bancos foram o único ponto positivo. O Erste Group Bank saltou 5,5% depois de elevar sua perspectiva anual após resultados do terceiro trimestre, enquanto o Danske Bank subiu 3,1% depois que o maior banco da Dinamarca divulgou lucro líquido trimestral ligeiramente acima das expectativas.

Em relação aos dados, a inflação da zona do euro desacelerou um pouco em outubro e continuou a oscilar perto da meta de 2% do BCE, apoiando sua avaliação na quinta-feira de que a economia permanece em uma trajetória relativamente benigna.

O BCE manteve a taxa de juros em 2% pela terceira reunião consecutiva na quinta-feira, alimentando as expectativas de que seguirão nesse nível durante este ciclo.

O índice referencial de ações encerrou a semana em ligeira baixa, com os investidores avaliando as chances de menos cortes na taxa de juros nos EUA e na Europa, uma série de balanços do setor de tecnologia dos EUA e uma frágil trégua comercial entre a China e os EUA .

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,44%, a 9.717,25 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,67%, a 23.958,30 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,44%, a 8.121,07 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,06%, a 43.175,32 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,05%, a 16.032,60 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,23%, a 8.426,96 pontos.

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores Bombeiros resgatam quatro pessoas presas em elevador de papelaria em Lucas do Rio Verde
Próxima Brasil amplia exportações com novo mercado na Colômbia