Ações da China encerram semana em queda; investidores realizam lucros após trégua comercial


 

XANGAI (Reuters) – As ações chinesas encerraram a semana em queda, após atingirem o maior nível em uma década nesta semana, com os investidores realizando lucros após a trégua comercial entre os EUA e a China e mudando seu foco para os resultados corporativos domésticos e fundamentos econômicos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na quinta-feira que concordou com o presidente Xi Jinping em reduzir as tarifas sobre a China em troca de Pequim reprimir o comércio ilícito de fentanil, retomar as compras de soja dos EUA e manter o fluxo de exportações de terras raras.

No fechamento, o índice de Xangai teve queda de 0,8%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,5%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 1,4%.

“Esse tipo de reação tornou-se um hábito no mercado de ações da China: quando surgem boas notícias, os preços caem”, afirmou Zeng Wenkai, diretor de investimentos da Shengqi Asset Management Co.

“Ainda assim, continuamos otimistas. O nível de 4.000 pontos pode ser testado mais algumas vezes, mas a tendência geral continua sendo de alta.”

O Índice Composto de Xangai ultrapassou o patamar psicologicamente significativo de 4.000 pontos pela primeira vez em 10 anos nesta semana, depois que autoridades dos EUA e da China sugeriram um acordo comercial no domingo passado, o que animou o mercado. 

O índice CSI300 caiu 0,4% esta semana, enquanto o índice de Hong Kong cedeu 0,8%.

A realização de lucros continuou em temas relacionados à inteligência artificial, com o Índice STAR50 e as ações de semicondutores caindo 3,1% e 3,6%, respectivamente. As principais empresas de tecnologia negociadas em Hong Kong registraram desvalorização de 2,4%.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 2,12%, a 52.411 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,43%, a 25.906 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,81%, a 3.954 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,47%, a 4.640 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,50%, a 4.107 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,19%, a 28.233 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,07%, a 4.434 pontos.

. Em SYDNEY, o índice S&P/ASX 200 recuou 0,04%, a 8.881 pontos.

(Reportagem da redação de Shanghai)

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores Guns N’ Roses desembarca em Cuiabá para show na Arena Pantanal nesta sexta (31)
Próxima Seguro rural ganha relevância na proteção de equipamentos