Acidificação dos oceanos ameaça dentição dos tubarões e compromete sua alimentação, aponta estudo


A acidificação dos oceanos é causada pela absorção de CO₂ das atividades humanas, reduzindo o pH da água. Até 2300, espera-se que o pH caia de 8,1 para cerca de 7,3.
Isso pode afetar corais, moluscos e até a capacidade de tubarões de caçar, já que dentes danificados podem dificultar a captura de presas. Mesmo com a troca constante de dentes, o esforço adicional pode impactar o crescimento e reprodução.
Usina termelétrica a carvão (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 05.03.2025

Cientistas incubaram dentes de tubarões em diferentes níveis de pH por oito semanas. Em água mais ácida de pH 7,3, como a prevista para o ano 2300, os dentes apresentaram “danos visíveis na superfície, como rachaduras e orifícios, aumento da corrosão da raiz e degradação estrutural”, diz Sebastian Fraune, professor da Universidade Heinrich Heine e diretor do Instituto de Zoologia e Interações Entre Organismos e o autor sênior do estudo em comunicado.
O estudo testou apenas dentes mortos, sem considerar possíveis mecanismos de reparo em tubarões vivos. Ainda assim, mostra como mudanças químicas podem afetar toda a cadeia alimentar marinha.
Segundo Maximilian Baum, biólogo da Universidade Heinrich Heine, manter o pH oceânico próximo do atual pode ser essencial para a integridade das ferramentas dos predadores.
Mais de um terço das espécies de tubarões e raias já está ameaçado de extinção, principalmente por pesca excessiva e perda de habitat. Como predadores de topo, os tubarões são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Megaoperação mira esquema bilionário de combustíveis ligado ao PCC em oito estados
Próxima Mais de 26 líderes mundiais participarão na China do 80º aniversário da vitória na 2ª Guerra Mundial