Ação prática marca primeiro módulo do Programa Escola de Gestores da Rede Pública Municipal


0c0f6db0413b1a855d150d2725a6260e

No último sábado (8), a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Madre Marta Cerutti, localizada no bairro Bela Vista, recebeu secretários escolares das unidades educacionais que participam da terceira edição do Programa Escola de Gestores da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá, para a ação Vivências, um momento de descontração e aprendizagem. A ação faz parte do calendário de atividades da Escola de Gestores, que tem como objetivo a formação continuada dos profissionais que atuam nas funções de diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre a terceira edição do Programa. “A Escola de Gestores foi planejada e organizada a partir de estudos, reflexões e produção de conhecimento sobre os referenciais teórico-metodológicos da Pedagogia Crítica e das práticas de estudos de casos e situações-problema do cotidiano, com ênfase nos processos de gestão pedagógica, administrativa, de recursos humanos e financeiros. Com esta ação, a gestão pretende promover o alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular e a política educacional – Escola Cuiabana. Além disso, a formação da Equipe Gestora está referenciada no Plano Nacional de Educação, e no Plano Municipal de Educação de Cuiabá”, explicou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

O diretor de Gestão Educacional, Marco Antonio Alves Braga explicou que a Vivência foi organizada em cinco salas de aula com momentos diferenciados. “Cada um abordou um conhecimento que vai refletir no dia a dia da gestão da unidade educacional”, contou o diretor.

A secretária escolar da EMEB Prof. Zeferino Leite de Oliveira, localizada no bairro Pedra 90, Deise Regina avaliou a ação como edificante. “Cada sala traz um conhecimento, um aprendizado, fortalecendo o nosso crescimento pessoal e profissional”, disse ela. 

Escola de Gestores

O Programa Escola de Gestores teve início em 2019, por meio de convênio entre a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e o Departamento de Ensino e Organização Escolar/IE/UFMT. A ação, inédita da gestão Emanuel Pinheiro, objetivou criar um referencial de Gestão Democrática que auxiliasse na organização da rotina, a partir do estudo dos instrumentos de gestão escolar para subsidiar a prática das equipes gestoras, formadas por diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares.

Em duas edições, o Programa apresenta reflexos positivos na descentralização das atribuições que envolvem a gestão nas unidades educacionais, atendendo ao plano de formação continuada e, possibilitando maiores detalhamentos sobre o dia a dia da gestão da instituição de ensino. Em relação a comunidade escolar, formada por mais de 56 mil estudantes atendidos pela rede pública municipal de educação, o Programa proporciona que os gestores estejam melhor preparados para o desempenho das suas funções, impactando diretamente sobre a qualidade dos serviços educacionais prestados pela Secretaria Municipal de Educação.

Nesta terceira edição do Programa serão realizados três módulos no formato híbrido e momentos de práticas coletivas, presenciais.  O primeiro módulo aborda a Gestão Administrativa e Financeira, com carga horária de 16h.  O segundo módulo vai discutir a Gestão Estratégica e Liderança Educacional, com carga horária de 16h. E o terceiro módulo, a Gestão Pedagógica e Liderança, com carga horária de 12h. 

As Vivências em Gestão Educacional compreendem atividades práticas, com dinâmicas e momentos de trocas de experiências com foco na construção e no compartilhamento de boas práticas em gestão educacional, com carga horária de 4h.

O Programa teve início no dia 2/9, com a aula inaugural e se encerra no dia 03/12, com a avaliação geral de conhecimentos. Os participantes receberão seus certificados em 2023.

Anteriores Lollapalooza Brasil anuncia line-up com Blink 182, Drake, Billie Eilish e Rosalía
Próxima Tite escolhe adversário do Brasil em eventual final de Copa do mundo