As vendas nos shoppings brasileiros em julho subiram 14,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado e cresceram 17% em relação a julho de 2019 (período pré-pandemia da Covid-19).
Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) nesta segunda-feira (05).
A pesquisa mostrou expansão das células das vendas em todas as regiões na comparação anual: Centro-Oeste (15,3%), Sul (15%), Nordeste (14,8%), Sudeste (13,7%) e Norte (9,3%).
De acordo com a Abrasce, o gasto médio dos consumidores ficou em R$ 122,62 em julho.
Em termos de fluxo de visitantes, foi registrado pela Abrasce um acréscimo de 23,4% em julho em relação ao mesmo período de 2021.
Segundo o presidente da associação, Glauco Humai, os índices de confiança do consumidor divulgados recentemente mostram um certo alívio por parte dos frequentadores, o que traz perspectivas otimistas para os empreendimentos.
“O arrefecimento da inflação, melhoras nas vagas de emprego e outras medidas governamentais acabam impactando favoravelmente na intenção de compra do consumidor”, afirmou em nota à Exame.
Isso, aliado à crescente recuperação no fluxo de visitantes após a vacinação contra covid-19 tem colaborado para estimativas positivas, de acordo com ele.