O trabalho preventivo visa identificar ameaças e incidentes que possam impedir o “livre exercício de direitos fundamentais ou colocar em risco a segurança de autoridades e demais participantes” no próximo domingo, disse o órgão.
As superintendências estaduais do órgão também vão trabalhar em linha com outros órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin).
Em paralelo ao Centro-ABIN, equipes da Agência integrarão a Célula Integrada de Inteligência de Segurança Pública (CIISP), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSPDF); e atuarão em conjunto com forças de segurança e proteção na Esplanada dos Ministérios.
As comemorações de 2025 têm manifestações já agendadas em diferentes partes do país por grupos da direita e da esquerda.
A Esplanada dos Ministérios, na capital, será fechada às 23h do dia 6 de setembro, podendo o horário ser antecipado para as 15h ou 17h, segundo o governo do Distrito Federal. No dia 7, os portões de acesso ao público abrirão às 6h da manhã. Haverá linhas de revista nos acessos ao público em geral.
Grito dos Excluídos
A tradicional manifestação Grito dos Excluídos e Excluídas chega em sua 31ª edição neste ano, fazendo contraponto popular ao desfile cívico-militar do Dia da Independência em dezenas de cidades.
A edição de 2025 tem como lema: “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”. De acordo com a organização, o tema central, que se conecta com o contexto global de crises climáticas e sociais, reforça a defesa intransigente da democracia e a importância do cuidado com o meio ambiente.
Fonte: sputniknewsbrasil