“A bioeconomia não é apenas tema do presente, é estratégia para o futuro”, defende secretária do MMA


Na última terça-feira (23/9), Salvador recebeu os Diálogos do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio), espaço de colaboração para debater e consolidar as propostas que irão fortalecer o desenvolvimento econômico baseado no uso sustentável dos recursos renováveis. O encontro, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio de múltiplos parceiros, reuniu 80 pessoas entre representantes de governos, setor privado, academia e sociedade civil para discutir e consolidar sugestões de diretrizes que serão enviadas à consulta pública do plano. 

Na abertura, a secretária nacional de Bioeconomia do MMA, Carina Pimenta, destacou a centralidade da participação social. “O PNDBio só faz sentido se construído de forma participativa. Trata-se do desenvolvimento de novas economias no país”. Em seguida, reforçou a vocação brasileira. “Não é apenas tema do presente, é estratégia para o futuro, e o Brasil está na vanguarda. Com o PNDBio, avançamos rumo a um ciclo de prosperidade promovido pela bioeconomia e ancorado na força das nossas diversidades regionais”.

A programação do evento contou com momentos de apresentação e diálogo com os participantes. Durante a manhã foram apresentadas a estratégia da Comissão Nacional de Bioeconomia (CNBio) e o processo de construção do plano. O painel “Biocombustíveis e Agricultura Regenerativa” trouxe experiências do Senai Cimatec e da Universidade de Campinas (Unicamp). À tarde, os participantes trabalharam em mesas temáticas por missões do PNDBio, momento em que indicaram  prioridades e ajustes conforme a realidade local. As contribuições serão incorporadas ao documento do plano, que segue em consulta pública. 

O painel temático abordou biofármacos, biocombustíveis e agricultura regenerativa. A gerente executiva de Negócios de Saúde e Biotecnologia do Senai Cimatec, Tatiana Nery, apresentou experiências em saúde e biotecnologia, com ênfase em biofármacos e bioprocessos e na formação de capacidades para a bioindústria. 

O professor do Laboratório de Genômica e Bionergia da Unicamp,  Gonçalo Pereira,  tratou de biocombustíveis a partir do projeto Brave, que tem como objetivo transformar o agave, uma planta do tipo suculenta, em uma nova e inovadora fonte de bioenergia no Semiárido, e das oportunidades produtivas no Nordeste. O chefe de gabinete do Consórcio Nordeste, Glauber Piva, destacou arranjos regionais, políticas e potencial de cadeias locais. Após as exposições, o público participou de dois blocos de perguntas.

O Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia traçará as diretrizes da bioeconomia brasileira pelos próximos 10 anos, um passo decisivo para transformar a biodiversidade em prosperidade, fortalecer cadeias produtivas sustentáveis e gerar inovação em todo o país.  

Os encontros continuam em São Paulo, Florianópolis e Manaus. Veja os detalhes:

26/09 – São Paulo (SP)
Inscreva-se: https://forms.gle/HX5teusLtHez4uoy7

30/09 – Florianópolis (SC)
Inscreva-se: https://forms.gle/KTjVJnpY34VC12Uo8

02/10 – Manaus (AM)
Inscreva-se: https://forms.gle/bUVipzE4c4Javxar6

Além desses encontros, organizações da sociedade civil também podem promover eventos autogestionados para discutir o plano. Os interessados em receber orientações sobre a realização dessas atividades podem enviar e-mail para e .

Consulta pública aberta

A segunda etapa da consulta pública do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio) está aberta até 4 de outubro de 2025. A iniciativa é conduzida pela Comissão Nacional de Bioeconomia, da qual o MMA participa junto com outros 16 ministérios e 17 instituições representativas da sociedade civil. 

A sociedade pode contribuir com sugestões sobre eixos prioritários, metas, indicadores, capítulos transversais e mecanismos de governança até 4 de outubro, pela plataforma Brasil Participativo. 

Acesse a consulta pública do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia aqui.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051

Acesse o Flickr do MMA 

Fonte: gov.br

Anteriores F1: Aston Martin busca mais desempenho após treinos livres na sexta-feira
Próxima Moraes nega pedido de Cid para retirar tornozeleira e encerrar pena