Zak Brown, CEO da McLaren, explicou as razões pelas quais os pilotos da IndyCar, Pato O’Ward e Alex Palou, também estão envolvidos no projeto de F1 da McLaren.
De todas as equipes no grid da Fórmula 1, é a McLaren quem tem mais envolvimento em outras categorias, correndo na F1, Indy, Extreme E, e a partir do próximo ano, também na Fórmula E.
Eles também se mostraram muito flexíveis, quando se trata de qual piloto participa de cada categoria, com O’Ward e Palou tendo passado algum tempo no carro de F1, em treinos na temporada 2022.
Mas com Lando Norris vinculado a um contrato de longo prazo e seu novo companheiro de equipe, Oscar Piastri, também na equipe no futuro próximo, isso levantou a questão de por que os pilotos da Indy estão envolvidos no lado F1 das operações da McLaren.
Brown deu uma resposta, afirmando que é uma mistura de estar preparado para tudo, mas também de ajudar a equipe a se desenvolver.
“O programa de testes é muito, muito importante”, disse Brown em referência às participações de O’Ward e Palou. “Pato é a nossa sensação na Indy. Ele venceu um punhado de corridas para nós.”
“Temos a obrigação na Fórmula 1 de realizar dois treinos livres com pilotos novatos na categoria, e queremos colocar pilotos que acreditamos ter potencial para a F1, porque você nunca sabe o que vai acontecer e o que pode precisar”, disse ele.
“Então colocamos Pato em um TL1 e depois Alex Palou, que é campeão na Indy, fez seu TL1, e fez um trabalho fantástico. Ele também fez alguns testes independentes (com carros mais antigos de F1).”
“Acho que nunca se sabe se os pilotos podem pegar Covid, por exemplo, então você precisa de pilotos reservas, e achamos que esses são dois pilotos da família McLaren que têm um potencial tremendo. Então, queremos dar a eles uma boa quilometragem, prepará-los para os treinos livres e ver o que o futuro reserva”, acrescentou Brown.
O’Ward não escondeu seu desejo de correr na Fórmula 1 e, embora não pretenda se afastar da McLaren, recentemente sugeriu que estaria aberto a uma mudança da Indy se isso reforçasse suas perspectivas na F1, mesmo que em outra equipe.
Quanto ao motivo da McLaren ter equipes em tantas categorias diferentes, Brown disse que é devido à crença de que todos podem aprender uns com os outros.
“Com todas essas formas diferentes de automobilismo, vejo muito na Fórmula 1 que eles podem aprender com a Indy, e a Indy pode aprender com a Fórmula E e vice-versa”, disse Brown.
“Então, acho que ter essa perspectiva de todas essas diferentes categorias de corrida, dá a você a chance de experimentar as coisas. Um bom exemplo disso foi na Fórmula 1. Fizemos nossa pintura icônica da Golf (patrocinadora da equipe no início da F1). Mudanças de pintura não eram algo que acontecia com frequência na Fórmula 1, enquanto na Nascar, acontece o tempo todo, então era tipo: ‘Aposto que vai ter um bom impacto aqui’, e os fãs adoraram.”
“Também acho que por meio do entretenimento ou reunindo os pilotos, há muita polinização cruzada que fazemos com nossa família de pilotos, e nossa família de atividades de corrida”, finalizou Brown.