Michael Andretti e seu pai Mario, afirmaram à imprensa que os planos para uma equipe Andretti F1 ainda estão vivos e bem. Mario trouxe as últimas notícias, dizendo que o objetivo ainda é ser a 11ª equipe no grid até 2024.
A família Andretti parece estar a caminho de se estabelecer como a 11ª equipe de F1 no grid, depois de muita oposição. Andretti encontrou resistência da Liberty Media, da FIA e das equipes de F1 atuais, mas nas últimas semanas, notícias encorajadoras ressoaram do campo de Andretti. Por exemplo, um grande investidor poderia aliviar as preocupações com dinheiro de outras equipes da F1. Se Andretti receber luz verde, ele gostaria de estar no grid já em 2024.
Michael vai liderar a equipe, mas o ex-piloto e campeão de F1, Mario Andretti, sem dúvida, terá muito a ver com a equipe. Em conversa com o Soymotor.com, o americano atualizou os últimos acontecimentos: “Já perdemos algumas oportunidades. Tentamos comprar uma equipe existente (Alfa Romeo-Sauber, mas o negócio fracassou no último minuto), e esse tipo de oportunidade não parece mais tão fácil. Portanto, tentaremos nos tornar o 11º time. Você verá que temos um bom plano”, acrescentou.
Muitos planos já foram feitos e muito trabalho preparatório também foi realizado. Por exemplo, foi decidido que a Andretti F1 manterá sua sede nos Estados Unidos e construirá o carro de lá, mas a equipe executiva de F1 ficará sediada no Reino Unido, perto das outras equipes da categoria. Como muito já foi preparado, Andretti espera entrar na F1 já em 2024: “Quanto mais cedo começarmos, melhor. Conversamos com a FIA e posso dizer que muito progresso está sendo feito”, acrescentou.
Andretti diz que passou todo o ano de 2022 simplesmente trabalhando no projeto da F1, como se a luz verde já estivesse lá. Como resultado, quase tudo está pronto e no lugar. O pessoal-chave também já foi selecionado, mas ainda está de prontidão para começar a construir o carro e a equipe imediatamente, se a equipe Andretti for autorizada a participar da F1. Com esta última atualização de Mario Andretti, as coisas parecem ainda mais positivas. De fato, Michael também informou na semana passada, que as negociações estavam indo bem, mas que não estava compartilhando tudo com a imprensa por respeito à conduta da FIA.
Se realmente a Andretti conseguir entrar na Fórmula 1, será muito interessante, pois além de passar a ser 22 carros no grid, serão dois carros novos de uma equipe com muita tradição no automobilismo mundial.