O novo chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, acredita que seus ex-colegas da Ferrari estão satisfeitos com o progresso já alcançado com o carro de 2023.
Stella trabalhou para a Scuderia por 15 anos como engenheiro de Michael Schumacher e Kimi Raikkonen, passando cinco temporadas com Fernando Alonso como engenheiro de corrida, antes de sair junto com o espanhol para se mudar para a McLaren em 2015.
Tendo agora trabalhado para chegar ao cargo máximo na McLaren, a Ferrari estará na mira de Stella como um alvo para competir no futuro, embora ele reconheça que esse pode não ser o caso imediatamente na próxima temporada.
Pelo que ouviu, de fato, ele acredita que a equipe de Maranello está confiante com o que produziu até agora com seu carro de 2023, que eles esperam que seja superior ao já muito bom F1-75 de 2022.
“As equipes a superar na próxima temporada são Ferrari, Red Bull e Mercedes, que atualmente competem em uma categoria diferente da nossa”, disse Stella ao ser homenageado por suas conquistas no automobilismo, em uma cerimônia em sua cidade natal, Orvieto, como citado pelo La Gazzetta dello Sport na Itália.
“Espero uma grande reação da Mercedes, mesmo sabendo que a Ferrari está muito feliz com o novo carro e certamente terá um início de temporada competitivo”, disse ele.
Stella substituiu Andreas Seidl como chefe da equipe McLaren depois que este partiu para a Sauber para se tornar seu novo CEO no início do mês, com Stella ganhando uma promoção de seu cargo de diretor de corrida.
A McLaren caiu na disputa no campeonato de construtores à medida que a temporada avançava em 2022, perdendo a disputa pelo quarto lugar no campeonato de construtores no final do ano para a Alpine.
Ele continua realista sobre a tarefa que tem pela frente com Lando Norris e o novato Oscar Piastri, mas quer ter o ponto de partida fundamental de um carro rápido nos testes de pré-temporada no Bahrein em fevereiro.
“Ainda espero um começo difícil, mas estou otimista para a segunda metade da temporada”, disse Stella. “O objetivo mais importante é fazer um carro rápido. Precisamos compensar um segundo, um segundo e meio em relação aos outros”, finalizou.