“O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou hoje a nomeação de Abdullah Abdul Samad Dashti, do Kuwait, como coordenador das Nações Unidas para a iniciativa de grãos do mar Negro”, disse Dujarric.
Dashti se aposentou em 2021 das Forças Armadas do Kuwait no posto de vice-almirante e traz 40 anos de experiência nas áreas de operações navais, liderança e gerenciamento tanto no Kuwait quanto em implantações multinacionais, disse Dujarric.
De 2019 a 2020, Dashti foi o adido militar de defesa do Kuwait na Bélgica e o representante da missão do Kuwait na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), acrescentou Dujarric.
No dia 3 de novembro, Moscou reiniciou sua cooperação com as partes no acordo, mas o presidente russo, Vladimir Putin, disse que se reservava ao direito de a Rússia se retirar novamente caso a Ucrânia voltasse a atacar Moscou por meio marítimo, explorando o corredor humanitário criado para o transporte dos grãos. Entretanto, se tal medida tiver que ser tomada, Putin disse que não impediria os embarques de grãos da Ucrânia para a Turquia.
Fonte: sputniknewsbrasil