‘Altamente deplorável’: Japão solicita que EUA imponham disciplina nas suas Forças Armadas


Yoshimasa Hayashi, ministro das Relações Exteriores do Japão, lamentou na terça-feira (27) a falta de disciplina entre os militares dos Estados Unidos, após um incidente na cidade de Iwakuni, no sul do Japão.
Treinamento militar entre as Marinhas japonesa e norte-americana foi realizado no Japão, no dia 15 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2022

Ele se referiu em uma coletiva de imprensa ao caso de um fuzileiro naval dos EUA, que em 3 de dezembro roubou um carro esportivo de uma concessionária local, colidiu com outro carro em um cruzamento no mesmo dia e fugiu sem prestar primeiros socorros ou ligar para as autoridades, relatou o jornal americano Stars and Stripes.
“É altamente deplorável. O governo japonês solicitou ao lado americano para reforçar a disciplina e mostrar uma atitude séria em relação às vítimas”, disse Hayashi.
Segundo um acordo bilateral, os Estados Unidos não são obrigados a entregar à Justiça local pessoal militar que tenha cometido um crime no Japão.
Os militares americanos têm sido esporadicamente acusados ao longo das décadas de mau comportamento em relação à população local do Japão, incluindo por estupros e homicídios, especialmente no arquipélago meridional de Okinawa, onde ela tem sofrido problemas de ruído devido à grande concentração das Forças Armadas norte-americanas no território.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Saldo de crédito ampliado cresce e atinge R$ 14,7 trilhões
Próxima Coreia do Norte teria superado em 2 anos 'dificuldades e desafios equivalentes a 10 anos de luta'