Para a temporada 2023 da Fórmula 1, estão programados seis finais de semana com o formato de corrida sprint. Algumas discussões têm surgido, que podem alterar um pouco o formato, podendo haver uma sessão de qualificação para a corrida sprint, além de uma outra sessão de qualificação para o GP de domingo, mas o que está confirmado até o momento, é que serão seis eventos.
No paddock da F1, houve divisão de opiniões sobre as corridas sprint desde o primeiro momento. Alguns, por exemplo Max Verstappen, acham que há muitos riscos envolvidos para os candidatos ao título, enquanto outros acham que nesse formato, a sexta-feira também passa a ser bem mais interessante para os espectadores. “Há coisas boas e ruins no que fazemos”, disse o chefe da equipe Alpine, Otmar Szafnauer, ao Speedcafe. “Sim, há algumas coisas que poderíamos fazer para tornar isso um pouco melhor, mas acho que devemos discutir tudo isso entre nós e chegar a algo”, afirmou.
Uma qualificação separada para a corrida sprint é uma dessas opções. Segundo Guenther Steiner, chefe da Haas, pode haver uma corrida sprint no sábado, seguida de uma qualificação para o GP de domingo. Atualmente, há treinos livres no sábado junto com a corrida sprint. Mas nenhum trabalho com os carros é permitido, pois eles estão sob as regras de parque fechado. “Obviamente haveria a necessidade de fazer algum trabalho detalhado sobre isso, a ideia é minha, posso jogar fora, mas não sei as consequências, é apenas uma ideia, não examinei os detalhes se seria factível ou não”, acrescentou Steiner.
Com certeza essa ideia de Steiner, de qualquer maneira, iria levantar ainda mais discussões entre equipes e pilotos. Se é viável para todos ou não, é mais uma questão a ser levada em conta.