Daniel Ricciardo fez seu nome na categoria ao lado da Red Bull entre 2014 e 2018, onde disputou 100 provas, conquistou 7 vitórias, 29 pódios, 3 pole positions e 13 melhores voltas. Depois, o australiano tomou novos rumos com a Renault e a McLaren.
Os últimos dois anos ao lado da equipe britânica foram difíceis, o que resultou na quebra de contrato antes do previsto. Assim, Ricciardo, sem opções para o grid de 2023, retornou à Red Bull no papel de terceiro piloto.
O anúncio foi feito há cerca de um mês atrás. As funções específicas do australiano ainda não estavam bem definidas, uma vez que Liam Lawson é o piloto reserva oficial do time. Portanto, Christian Horner tratou de esclarecer as funções de Ricciardo na Red Bull.
“Daniel participará de algumas corridas onde, obviamente, ele será nosso piloto reserva para esses eventos”, informou Horner ao Speedcafe. Contudo, o chefe da Red Bull não revelou em quais fins de semana Ricciardo ocupará o posto e quais Lawson será o escolhido.
“Daniel provavelmente fará alguns testes de pneus para nós, não com o programa da Pirelli que é distribuído pelas equipes”, acrescentou. “Ele vai fazer trabalhos no simulador. Então, ele fará todas essas atividades e, é claro, com as demandas comerciais que temos de patrocinadores e parceiros, principalmente com uma presença muito maior nos EUA – onde Daniel agora está predominantemente atrelado. Com três Grandes Prêmios lá no próximo ano, ele terá uma agenda lotada para a próxima temporada”, explicou.