Com o título mundial de 2021 sendo disputado até a última curva do GP de Abu Dhabi, a Red Bull não conseguiu focar no carro de 2022 como gostaria. Assim, no início da temporada, ficou visto que o time austríaco possuía um carro muito rápido, mas ao mesmo tempo sofria com uma série de problemas.
O RB18 era muito pesado e também necessitava de ajustes no equilíbrio, um trabalho difícil de acertar. Contudo, o time conseguiu se reerguer e conquistar o pentacampeonato, enquanto Max Verstappen levou o segundo título.
Em conversa com o The Race, Paul Monaghan, engenheiro chefe da Red Bull, comentou como o holandês foi fundamental para aprimorar o carro. “Max é tecnicamente extremamente talentoso. Ele trabalhou muito quando jovem, muitas vezes guiado por seu pai. E você pode ver o legado disso”, destacou Monaghan.
“Ele sabe do que está falando dentro do carro. E sabe o que quer”. Com os feedbacks de Max, os engenheiros conseguiram deixar o RB18 mais equilibrado. Além disso, o britânico elogiou as conquistas de Verstappen desde que se juntou à Red Bull, em 2016. “Se você olhar para o histórico dele nas últimas temporadas, em que ele esteve conosco, é impressionante.”