O espanhol Fernando Alonso afirmou que sua ex-equipe, a Alpine, onde correu até o final da temporada 2022, está um pouco para trás ‘um pouco em todos os lugares’, em comparação com a Red Bull.
Sob os novos regulamentos para 2022, a Alpine teve sua temporada mais forte desde que a Renault retomou o controle da equipe de Enstone em 2015, quando Alonso e seu companheiro de equipe, Esteban Ocon garantiram o quarto lugar na classificação de construtores.
No entanto, a equipe terminou o ano 586 pontos atrás da campeã Red Bull, e 342 pontos atrás da terceira colocada, Mercedes, com Lando Norris, da McLaren, sendo o único piloto fora das três primeiras equipes a subir no pódio em 2022.
Alonso, que vai substituir o aposentado Sebastian Vettel na Aston Martin na próxima temporada, acredita que uma série de fatores resultaram na diferença significativa de desempenho entre as melhores equipes e as demais.
Solicitado a identificar as áreas em que a Alpine está perdendo, um total combinado, de um segundo por volta para a Red Bull, Alonso disse à publicação alemã Auto Motor und Sport: “Um pouco em todos os lugares.”
“O segundo (em termos de tempo) é feito da soma de muitas pequenas vantagens. Mais downforce, menos arrasto, mais potência, melhor gerenciamento de pneus, pit stops, execução dos procedimentos de corrida. Eles são mais rápidos nas retas e nas curvas, o que é muito difícil de conseguir nessa combinação”, disse o espanhol.
Um final de temporada competitivo para Mercedes e Ferrari aumentou as expectativas de que a Red Bull, enfrentando restrições na pesquisa aerodinâmica depois de ter violado o limite de custos da F1 em 2021, deve enfrentar uma disputa muito mais severa em 2023.
Mas Alonso, que pilotou um carro da Aston Martin pela primeira vez na sessão de testes pós-temporada em Abu Dhabi no mês passado, sente que pode levar algum tempo para as chamadas equipes menores da F1 reduzirem a diferença para os líderes.
“Você não pode compensar isso em um ano”, disse o espanhol. “Mas estou esperançoso de que uma ou duas equipes estejam prontas em dois ou três anos”, finalizou Alonso.
Muitas pessoas no paddock da F1, estão confiantes que a disputa entre as equipes deve aumentar dentro de algum tempo. Isso é o que esperam a FIA e a própria categoria.