F1: Red Bull vê título como “merecido” depois de superar a Ferrari em 2022


Com a Red Bull de volta ao topo da Fórmula 1, o engenheiro-chefe Paul Monaghan falou sobre a sensação de sucesso em 2022.

A Red Bull disparou no começo desta nova era de regulamentos na F1, vencendo 17 das 22 corridas da temporada 2022 da Fórmula 1.

Max Verstappen venceu 15 delas, um novo recorde em uma única temporada da F1, com as outras duas indo para Sergio Perez.

A classificação final viu Verstappen 146 pontos à frente do vice-campeão Charles Leclerc, da Ferrari, enquanto a Red Bull conquistou seu primeiro título de construtores desde 2013 com uma vantagem de 205 pontos sobre a equipe de Maranello.

Reagindo depois que Verstappen selou seu segundo título de pilotos no Japão, Monaghan disse que o título parecia a recompensa pelo sucesso ao longo da temporada, enquanto comparado a uma temporada como 2010, quando a Red Bull conquistou seu primeiro título de construtores, este teve um merecimento maior.

Perguntado no podcast F1 Nation como a sensação deste título se compara aos anteriores, Monahan respondeu: “Diferente, mas igualmente satisfatório.

“Eu me lembro do primeiro Campeonato de Construtores, Brasil 2010, não acreditavam que conseguiríamos chegar lá, era meio que uma expectativa, e aí foi um alívio enorme.

“Este, parece um pouco mais merecido e estamos lá por direito, em vez de ter um pouco de sorte, o que pode soar um pouco estranho, mas você me fez a pergunta. É assim que eu respondo.

“Tão emocionado por todos que trabalham para a equipe, apoiam a equipe Honda. Há um monte de gente em Milton Keynes que faz um trabalho maravilhoso. Que esforço de equipe, enfrentamos um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo [Ferrari] e os vencemos.”

A Red Bull nos estágios iniciais da temporada se beneficiou da incapacidade da Ferrari de fazer valer o ritmo de seu F1-75, mas particularmente na segunda metade da temporada, o RB18 da Red Bull tirou a vantagem em termos de desempenho do carro.

Após o GP da Holanda, Monaghan começou a sentir que a Red Bull era a favorita para os títulos, mas ele nunca deu como certo ganhá-los.

Questionado sobre em que estágio a Red Bull se sentia como favorita ao título, Monaghan respondeu: “Holanda. Monza. Acho que tivemos um pouco de sorte até então.

“Mas nunca tome isso como garantido, Charles é um ótimo piloto. Em resposta à sua pergunta, não, nunca senti que estava ganho até que vencemos.”

 

 

 

Anteriores F1: Red Bull vai realizar festa de fim de ano com participação de Horner, Marko, Verstappen e Vettel
Próxima F1: Verstappen sabia que não podia cometer erros após abandonos no começo de 2022