O Ministério de Desenvolvimento Digital da Rússia alertou neste sábado (17) que golpistas online estavam tentando roubar contas do Telegram, enganando vários proprietários para que lhes fornecessem códigos de acesso.
“O Ministério Digital está alertando sobre um sequestro em massa de contas do Telegram. Em 17 de dezembro, os usuários do aplicativo de mensagens sofreram um ataque maciço por ladrões de contas”, afirmou o ministério, em comunicado.
Os usuários foram induzidos a entregar o controle de suas contas depois de receber presentes falsos de uma assinatura premium de contas corrompidas em sua lista de contatos.
Ao clicar na mensagem de presente, o usuário recebe um “código de ativação” que, se compartilhado com o golpista, permite que ele assuma o controle da conta e reenvie a mensagem do golpe para os contatos da conta roubada.
O Telegram introduziu a assinatura premium em novembro. Ela oferece aos usuários premium recursos adicionais exclusivos, incluindo downloads mais rápidos e adesivos exclusivos, enquanto mantém os recursos existentes gratuitos para o resto dos usuários.