Municípios economizam mais de R$ 100 milhões com serviços prestados pela AMM


Crédito: Divulgação AMM

Em 2022 as prefeituras tiveram uma economia de R$ 108.519.905,41 com os serviços oferecidos pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Entre as principais atividades desenvolvidas pela instituição estão a elaboração de projetos, publicações no Jornal Oficial, assessoria jurídica, de comunicação, consultoria contábil, capacitação, entre outros atendimentos técnicos.      

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destacou que a instituição busca aprimorar o atendimento para auxiliar os prefeitos e equipes em suas demandas diárias com cada vez mais qualidade e eficiência. “Trabalhamos para que a administração municipal tenha melhores condições para garantir o desenvolvimento local com base em conhecimento, informação e bons projetos”, assinalou, destacando o empenho dos colaboradores no atendimento aos gestores.  

A Coordenação Geral da AMM trabalha de forma integrada à presidência e coordena atividades desenvolvidas pelas Coordenações Jurídica e de Comunicação, Gerências Técnica Operacional, Apoio aos Municípios, além da Assessoria Especial da Presidência e do setor de Capacitação e Eventos.

Entre os serviços desenvolvidos pela Coordenação Jurídica estão a elaboração de defesas e recursos administrativos; audiências e sustentação oral nos tribunais; ações ordinárias; mandado de segurança; execução e cumprimento de sentença, entre outros.

A Coordenação de Comunicação divulga atividades desenvolvidas pela AMM e pelos municípios, elabora produtos editoriais, gerencia o plano de comunicação da instituição, mantém atualizado o site e as redes sociais da AMM, entre outras atividades.  

A Assessoria Especial da Presidência elabora comunicados e notas técnicas, acompanha processos em andamento no TCE, orienta os municípios  com informações técnicas e contábeis, elabora defesa contábil e de gestão junto aos órgãos de controle, entre outros.

A Gerência de Apoio aos Municípios acompanha a situação das prefeituras e consórcios intermunicipais junto a órgãos estaduais e federais, acompanha os sistemas de convênios SIGCON e Plataforma + Brasil, além de capacitar e acompanhar os servidores municipais no cadastramento, execução e prestação de contas.

 A Gerência Técnica Operacional repassa às prefeituras  informações relacionadas à arrecadação e demais questões financeiras, elabora planilhas gerenciais para  cálculo   semanal  de receitas, como FPM, ICMS e Fethab, faz o  acompanhamento diário das receitas,   participa de conselho e oferece suporte  técnico aos municípios sobre a municipalização do ITR.

O setor de Capacitação, Articulação e Eventos  é responsável por planejar e realizar as atividades de formação através de eventos de capacitação, seminários, workshops, reuniões, além de manter o relacionamento institucional da AMM com as prefeituras. Este ano cerca de 9.300 servidores foram capacitados em cursos realizados na AMM e parceiros, como o Tribunal de Contas de Mato Grosso.

A Central de Projetos encerra o ano com 773 projetos concluídos nas seguintes áreas: Saúde, Educação, Social, Infraestrutura Urbana, Saneamento, Iluminação Meio Ambiente, Esporte, Lazer, Turismo, Agroindústria, entre outras.

O Jornal Oficial, amplamente utilizado pelas prefeituras, divulga sem custos adicionais, atos oficiais, como leis, decretos, portarias, balanços, editais, extratos de contrato, resultados de licitação, entre outros documentos.

A Assessoria da Presidência auxiliou os gestores com agendamentos de reuniões internas e externas de prefeitos com autoridades, encaminhamento de ofícios aos municípios, orientações, notas técnicas e demais comunicados,  entre outros serviços.

Fonte: amm

Anteriores Presidente da AMM destaca avanços de 2022 e prioridades para o próximo ano
Próxima Peru: Congresso rejeita antecipar eleições para 2023; ministros renunciam após mortes em protestos