F1: Brown confirma suas acusações contra a Red Bull em relação ao teto orçamentário de 2021


O CEO da McLaren, Zak Brown, afirmou que mantém sua carta à FIA, onde acusou a Red Bull de trapacear em relação ao teto de orçamento. Embora Brown não tenha mencionado diretamente a Red Bull em sua carta, o texto deixou pouca margem para erros de interpretação.

Na carta à FIA, enviada na época em que o órgão regulador do esporte negociava uma penalidade com a Red Bull e a Aston Martin, Brown disse que ‘a violação de gastos excessivos e possivelmente as violações processuais, constituem trapaça ao oferecer uma vantagem significativa em termos técnicos, esportivos e financeiros’.

Isso levou a uma coletiva de imprensa inflamada entre Brown e Christian Horner, chefe da Red Bull, com o último dizendo que estava ‘horrorizado’ com as ações dos rivais de sua equipe, afirmando que as acusações levaram ao ‘bullying’ contra filhos dos membros da equipe.

A Red Bull acabou recebendo uma multa de US$ 7 milhões e mais uma redução de 10% no tempo do túnel de vento para a temporada 2023. Agora que a poeira baixou, Brown está falou novamente sobre o caso.

“Eu mantenho minha carta”, disse ele, de acordo com o Motorsport.com. “Acho que quando você quebra as regras, sejam técnicas ou financeiras, há muitas maneiras diferentes de caracterizar isso.”

“Se é algo dentro dos regulamentos esportivos, financeiros ou técnicos, uma violação das regras, acho que você pode avaliar de duas formas diferentes. Algumas pessoas preferem olhar de uma maneira mais simplista”, afirmou Brown.

A Red Bull explicou a lógica por trás de seus gastos excessivos, com diferentes classificações de reembolso de impostos e outras áreas, como catering, por exemplo.

Brown não acreditou nessas explicações e disse que mesmo gastar demais com o bufê pode ser uma vantagem. “Achei que havia coisas que não faziam sentido”, disse ele.

“Todos nós temos que cuidar dos nossos funcionários. Nossos funcionários vêm até nós dizendo que uma equipe faz isso, outra faz aquilo nas diárias, essa equipe faz isso na alimentação, essa equipe faz aquilo nos hotéis. Isso o coloca em uma posição competitiva quando você está contratando e retendo as pessoas.”

“Então, acho que para destacar: ‘É aqui que gastamos mais dinheiro’, coletivamente, se isso foi colocado no limite, você está gastando menos dinheiro em outro lugar. “Eu acho que tudo vai para o desempenho. Eu não acho que você pode isolar elementos selecionados e dizer que foi essa parte que estava fora do limite”, concluiu o CEO da McLaren.

Na verdade não foi só Brown que criticou as ‘explicações’ da Red Bull sobre seus motivos por ter ultrapassado o limite de orçamento em 2021. Praticamente todos os outros chefes de equipe também não aceitaram essas explicações.

 

 

 

Anteriores F1: Ex-diretor da Mercedes diz que título de construtores da equipe foi ofuscado em 2021
Próxima F1: Diretor da FIA avalia novo regulamento técnico, “as corridas foram bastante emocionantes”